Browsing by Issue Date, starting with "2019-04-08"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Inovação pedagógica: um estudo de caso da pedagogia de projetos desenvolvida no Liceu de Banabuiú Jacob Nobre-Banabuiú-Ceará-BrasilPublication . Oliveira, Benedita Beserra de; Fraga, Nuno Miguel da Silva; Queiroz, Zuleide Fernandes deA presente dissertação proposita uma investigação científica das práticas pedagógicas desenvolvidas no Liceu de Banabuiú Jacob Nobre de Oliveira Benevides, em Banabuiú Ceará – Brasil. Tendo a perspectiva de compreender a ocorrência de inovação pedagógica destas práticas, a partir da Pedagogia de Projetos implementada nesta instituição desde 2011. Investigo como acontece a aprendizagem através desta prática, observando as experiências da produção dos projetos de pesquisa, sua construção, apresentação e intervenção social junto a realidade investigada. Busco, todavia, indícios de inovação pedagógica, como ruptura paradigmática. Para tanto discorro sobre a as teorias construtivistas, Piaget; construcionistas, Papert e sócioconstrutivista, Vygotsky da aprendizagem. Seguidamente conceituo a inovação pedagógica à luz dos estudos de Fino e Sousa. Enquanto aporte teórico recorri, também, aos autores: Dewey, Hernández, Lapassade, Toffler entre outros, objetivando um entendimento acerca da escola ao longo da sua trajetória histórica. Como metodologia da investigação, realizei uma pesquisa de natureza etnográfica, eu, pesquisadora imersa no ambiente estudado, desenvolvendo a observação participante ativa, desta forma, realizei um estudo de caso da referida situação onde situei o assunto, busquei um elemento compreensivo que pode responder aos meus anseios. Estive implicada o suficiente para compreender e me apropriar da cultura do ambiente, ao mesmo tempo distanciado para ter uma visão isenta e neutra daquela realidade. Neste “encontro social” com os átomos sociais e seu contexto cultural, em que o investigador assume papel relevante, fiz os estudos teóricos, analisei documentos, interpretei documentos pedagógicos, estive imersa nesta cultura que se encontra em ponto de ebulição. Com esta experiência de aprendizagem a partir da percepção da existência ou não da inovação pedagógica, observei como os alunos constroem seus conhecimentos e saberes. Identifiquei neste contexto a ocorrência de mudanças paradigmáticas sob a ótica do aluno e compreendendo na itinerância discente ações de protagonismo e se estas configuram-se em inovações pedagógicas e percebi, também que os alunos aprendem a expressarem-se claramente, produzindo textos de diferentes gêneros, com autonomia, embora que alguns destes apresentando uma certa dificuldade, outros mais ousados e competentes.