Browsing by Issue Date, starting with "2019-05-10"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da SilvaPublication . Silva, Joana José Fernandes da; Alves, José Ricardo Velosa Barreto FerreiraNa etapa final do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário os professores estagiários experienciam a aplicação, em contexto real, dos conhecimentos e competências adquiridos durante o seu percurso académico, através do Estágio Pedagógico. O presente relatório apresenta as descrições e reflexões das atividades elaboradas durante o período de estágio: i) prática letiva; ii) atividades de intervenção na comunidade escolar; iii) atividades de integração no meio; iv) atividades de natureza científico-pedagógica. O Estágio Pedagógico decorreu na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva no ano letivo 2017/2018. O Núcleo de Estágio foi constituído por dois Professores Estagiários, o Professor Cooperante da Escola e o Orientador Científico designado pela Universidade da Madeira. A PL envolveu a gestão do processo de ensino-aprendizagem de uma turma do 7.º ano de escolaridade, 3.º ciclo do ensino básico, tendo sido marcada pela utilização de metodologias contextualizadas e por uma abordagem à matéria de Voleibol através do Smashball. A atividade de intervenção na comunidade escolar deu continuidade ao Festival de Desporto da Levada, sendo esta a 7.ª edição do projeto. Esta teve como mote principal as atividades físicas e desportivas como meio de fomento e incentivo ao gosto e prática regular de atividade física e importância da Educação Física na escola. As atividades de integração no meio compreenderam: i) a caraterização da turma e ii) a ação de extensão curricular. A primeira objetivou o conhecimento das caraterísticas da turma/alunos ao conselho de turma, e a segunda visou proporcionar a criação de laços entre professores, alunos e encarregados de educação/pais. As atividades de natureza científico-pedagógica tiveram como objetivo a fundamentação e estudo de uma abordagem à matéria de Voleibol utilizando o Smashball, verificando o seu contributo na motivação dos alunos. O Estágio Pedagógico comportou uma fase essencial ao desenvolvimento e formação inicial enquanto docente permitindo a aquisição de competências pedagógicas, e experiências, em contexto real.