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- Teste e validação de redes de sensores sem fios com simulação, aplicado ao Museu da BaleiaPublication . Freitas, Filipe Rodrigo Ornelas de; Marques, Eduardo Miguel Dias; Brito, Lina Maria Pestana LeãoOs recentes desenvolvimentos na a´rea das redes de sensores sem fios (Wireless Sensor Networks, WSN), originaram not´orias melhorias ao n´ıvel do seu hardware e software e, por consequˆencia, melhorias na sua viabilidade, condi¸c˜oes de implementac¸˜ao, custos e tempo de vida u´til. Por estas raz˜oes, s˜ao cada vez mais os projetos que tiram proveito destas potencialidades, abrangendo os mais diversos campos de aplica¸ca˜o, desde o militar at´e `a domo´tica. O projeto WISE-MUSE, baseia-se na implementac¸˜ao de WSN em ambientes interiores (indoor), e tem como objetivo a monitoriza¸ca˜o remota de paraˆmetros ambientais, vitais neste caso espec´ıfico, a` gest˜ao dos artefatos expostos no Museu da Baleia. Este tipo de WSN, indoor, define-se por uma maior densidade de obsta´culos (paredes), logo com distˆancias de transmiss˜ao mais curtas, uma maior refexa˜o dos sinais, mas tamb´em pela sua flexibilidade na implementa¸cao. O estudo destas carater´ısticas, executado com o recurso a um simulador de rede, permite na˜o so´ manter a rede do museu em pleno funcionamento, como tamb´em ter flexibilidade ao n´ıvel dos cena´rios gerados e capacidade de otimiza¸ca˜o. Com base nas simulac¸˜oes realizadas, procedeu-se a` ana´lise da topologia, do seu (sobre) dimensionamento e da (sobre) carga na rede, determinando no decorrer do processo, indicadores como a melhor posi¸ca˜o te´orica da estac¸˜ao base e a sua capacidade m´axima de transmissa˜o para uma determinada taxa de envio de pacotes. Apesar de apresentada no contexto do Museu da Baleia, considera-se a metodologia utilizada, va´lida, num contexto mais abrangente de cen´arios indoor.
- A utilização da etnomatemática na aprendizagem dos alunos de ensino médio da Escola família Agrícola: um estudo de caso de base etnográficaPublication . Santos, Leonardo Moreira dos; Brazão, José Paulo Gomes; Brito, Célia Maria Machado deEste trabalho se propõe a analisar as evidências de utilização da etnomatemática diante relação dos sujeitos envolvidos com a comunidade local e compreender como é construído o conhecimento numa perspectiva de cognição com o meio social que esses estão inseridos. No campo teórico baseou-se em elementos para se pensar a etnomatemática no contexto da educação do campo que pudesse trazer uma perspectiva inovadora para Escola Família Agrícola (EFA) através da pedagogia da alternância. Realizamos uma pesquisa qualitativa, sobre o olhar etnográfico e utilizamos a observação participante. O olhar sobre a etnomatemática baseado em práticas que leve o aluno a construir seus conhecimentos diante implicações no resultado de campo. Verificamos que os sujeitos observados interagiam e estabeleciam parcerias no processo de construção de conhecimentos, mediados no processo de aprendizagem estabelecendo diálogos de saber popular e técnico científico que podem construir e reconstruir territórios. Nas reflexões em torno do conceito de território que é visto como espaço humano, habitado e de complexidade em que a educação surge como prática da liberdade, condição para a emancipação social. Não obstante, na sala de aula, a realidade é bastante diferente e as propostas para o uso da etnomatemática culminam em práticas que possam construir conhecimentos baseados em um contexto sócio cultural.