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- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Pestana, Helena Sofia Brás; Camacho, Maria José de JesusO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico para a obtenção do grau de mestre. Ao longo do mesmo tenciono apresentar e refletir acerca das práticas pedagógicas realizadas em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. A primeira prática pedagógica corporizada abrangeu a valência da Educação Pré-Escolar e realizou-se no Externato Princesa Dona Maria Amélia. A segunda prática pedagógica concretizada incidiu no 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente no 3.º ano de escolaridade, e decorreu na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré- -Escolar da Pena. Por fim, a terceira prática pedagógica efetuada compreendeu o 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente o 1.º ano de escolaridade, e ocorreu na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de São Filipe. Nas primeiras duas práticas pedagógicas foi implementado um projeto de investigação-ação, através do qual tentámos colmatar problemáticas encontradas no decorrer do estágio. É de referir que, com as ações pedagógicas implementadas, ao longo dos estágios, foram proporcionados às crianças momentos de aprendizagens ativas, significativas e cooperativas, que pretenderam potencializar o seu desenvolvimento, através de uma progressão e evolução. Contudo, não foi possível concretizar as práticas pedagógicas sem um conhecimento teórico acerca de toda a metodologia adotada. Neste sentido, farei um enquadramento teórico e metodológico que antecederá a partilha das práticas pedagógicas, que pretende fundamentar e articular a teoria e a prática. Como alicerces das ações pedagógicas, pretendo refletir acerca de quatro capítulos, nomeadamente: a construção da identidade docente, a organização curricular na educação em Portugal, a fundamentação teórica da prática pedagógica e investigar através da investigação-ação em educação.