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- Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Pereira, Sofia Cristina Pontes; Kot-Kotecki, Ana Maria França FreitasO relatório apresentado descreve o percurso de todas as minhas Práticas Pedagógicas, que decorreram entre outubro de 2017 e dezembro de 2018. Estas foram realizadas na Escola do 1.º Ciclo com Pré-Escolar Ribeiro Domingos Dias e na Escola do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Achada. A Prática Pedagógica I decorreu de outubro a dezembro de 2017 na sala da Pré-B, com crianças de cinco anos, a Prática Pedagógica II de abril a junho de 2018 e por último a Prática Pedagógica III teve início em outubro de 2018 e terminou em dezembro desse mesmo ano. É de realçar a importância dos pressupostos teóricos que sustentam a ação pedagógica desenvolvida, articulando deste modo a teoria à prática. A terceira parte diz respeito aos contextos educativos e às atividades que foram desenvolvidas e realizadas de acordo com a teoria apresentada. No contexto de Educação Pré-Escolar foi desenvolvido um projeto de investigação-ação e após a primeira semana de observação, surgiu a questão: “De que forma o trabalho colaborativo irá contribuir para a progressão das aprendizagens nas crianças da sala da Pré-B?” esta questão foi fundamental para o trabalho e para as estratégias desenvolvidas no grupo, teve como objetivo a melhoria das aprendizagens, por esse motivo o trabalho colaborativo auxiliou as aprendizagens das crianças. No 1.ºCEB, nas Práticas Pedagógicas II e III foram desenvolvidas trajetórias didáticas com interligações sistemáticas dos conteúdos abordados com o envolvimento dos alunos nos desafios que emergiam através da planificação de atividades, dos processos de aprendizagem e de toda a dinâmica que surgia nas turmas. O objetivo primordial de todo o trabalho desenvolvido durante as minhas intervenções, foi no sentido de promover a aprendizagem para os três grupos de crianças e alunos.