Browsing by Issue Date, starting with "2019-07-22"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Catanho, Mónica Sofia França; Kot-Kotecki, Ana Maria França FreitasEste relatório espelha as experiências vivenciadas no âmbito das três práticas pedagógicas, em contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo, inseridas no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A primeira parte do relatório é constituída pela componente teórica, associada à organização curricular, ao papel do educador/docente bem como outros pressupostos teóricos que fundamentam a prática desenvolvida em contexto de sala de atividades/aula. Ainda está explanada a InvestigaçãoAção como metodologia no contexto de prática pedagógica. A segunda parte deste relatório resume o percurso durante as três práticas desenvolvidas numa sala de pré, numa turma de 3.º ano e noutra de 2.º ano. A primeira intervenção procurou responder à questão De que forma a participação ativa das crianças da Sala Verde permite um maior empenhamento na realização das atividades?, onde procurei desenvolver atividades e estratégias que fossem ao encontro desta questão. Já no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico procurei, de acordo com as necessidades dos alunos de ambas as turmas, desenvolver atividades que lhes conferissem significado, participação e aprendizagem, utilizando uma metodologia assente na interdisciplinaridade. Deste modo, as três práticas pedagógicas tiveram resultados positivos para a motivação das crianças da Educação Pré-Escolar bem como na superação das dificuldades de aprendizagem na Matemática e a aquisição de competências socializadoras nos alunos do 3.º ano. Já na turma do 2.º ano foi visível a superação das dificuldades de aprendizagem por meio da interdisciplinaridade e do papel ativo e participativo dos alunos no contexto escolar.