Browsing by Issue Date, starting with "2019-09-30"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Viveiros, Susana Marisa Alves; Correia, Fernando Luís de SousaO presente relatório estrutura-se em três partes essenciais que se complementam entre si. Começa-se por fazer uma análise teórica das conceções do professor do século XXI, aborda-se escola que queremos para este século e as mudanças que têm de ocorrer no paradigma do ensino/aprendizagem. Assente uma visão crítica, de abertura para o mundo, para a diversidade da realidade física e social, enriquecendo os conhecimentos e experiências do aluno, bem como a compreensão do mundo em que vive e onde está inserido. Procura-se cumprir com os princípios exigíveis de um projeto de investigação-ação abordado na segunda parte, tendo um contributo na minha prática pedagógica respeitante a duas problemáticas observadas: a promoção e estimulação da motricidade fina nas crianças da sala Pré “A” e o desenvolvimento e estímulo de competências de escrita criativa na turma do 4º B A prática pedagógica, descrita na terceira parte, reflete as aprendizagens desenvolvidas nos diferentes contextos educativos, baseou-se na pedagogia de projeto e no desenvolvimento de sequências didáticas assentes na exploração de obras literárias com recurso à interdisciplinaridade. Finaliza com uma reflexão, procurando-se discutir e refletir sobre a prática. Torna-se claro que para adquirir o conhecimento não é fundamental que todos os alunos/crianças tenham de percorrer os mesmos caminhos, mas pretendeu-se que todos se fossem tornando observadores ativos com a capacidade de investigar, descobrir, aprender e experimentar.
- Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Rocha, Maria Mariana Gonçalves; Brazão, José Paulo GomesEste relatório expõe, como propósito primordial, uma reflexão sobre a intervenção pedagógica protagonizada por mim. Aqui, pretende-se explanar os pressupostos metodológicos e teóricos que orientaram a atuação pedagógica, em consonância com as experiências e atividades desenvolvidas na Sala Laranja do Externato Princesa Dona Maria Amélia e Infantário Rainha Sílvia; no 2.º ano, turma A, da Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar e Creche da Nazaré; e no 4.º ano, turma A, da Escola Básica 1º Ciclo e Pré-escolar da Ladeira. O culminar deste relatório significa a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Aqui, escrutinar-se-á sobre as aprendizagens efetuadas, centradas numa metodologia de investigaçãoação, sobretudo ao nível do pré-escolar, permitindo a capacidade de investigação e reflexão durante e sobre o processo de ensino-aprendizagem. Dessa capacidade resultaram intervenções planeadas e sustentadas em constantes e evolutivas reflexões e avaliação dos métodos utilizados. Do período de observação inicial, em contexto de pré-escolar, surgiu uma questão-problema: “Como poderei desenvolver as relações intersociais e o sentido de competitividade saudável com o grupo da sala laranja?”. A resposta a essa questão resultou de uma panóplia de estratégias que permitiram o desenvolvimento de capacidades de cooperação entre os colegas. Importa, ainda, assinalar que a ação pedagógica teve como ponto basilar o impulsionamento de cada criança e cada aluno como os principais agentes principais do seu percurso educativo.
