Browsing by Issue Date, starting with "2019-11-11"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Azevedo, Ana Isabel Basílio; Pereira, Maria Gorete Gonçalves RochaO relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, apresenta os três estágios pedagógicos desenvolvidos em contextos de educação de infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, de forma reflexiva. A base fundamentada destas práticas pedagógicas encontra-se refletida numa primeira parte teórica, de forma a enquadrar toda a prática do ponto de vista teórico, bem como os métodos e estratégias pedagógicas adotadas. Numa perspetiva de conexão entre teoria e práxis, o educador/professor reflexivo deve assumir uma atitude proactiva, pelo que a metodologia de Investigação-Ação surge, aqui, com o intuito de melhorar as práticas para proporcionar uma educação de qualidade. Assim, as ações pedagógicas centraram-se nos ideais de aprendizagem construtivista, cooperativa, significativa e ativa, pretendendo efetivá-la, da melhor maneira possível, para cada criança. Na intervenção pedagógica em educação de infância, a prática foi concretizada com um grupo de transição, no edifício “O Girassol”, pertencente à EB1/PE/C da Nazaré, com crianças de dois anos, considerando, como estratégias de investigação-ação, a promoção de atividades para estimular e desenvolver a sua expressão verbal. As práticas pedagógicas no 1.º CEB foram desenvolvidas numa turma de 1.º ano, na EB1/PE/C da Nazaré, e numa turma de 4.º ano, na EB1/PE da Ladeira. A intervenção pedagógica no 1.º B teve em conta estratégias de desenvolvimento do raciocínio matemático com materiais diversificados, enquanto no 4.º A foram proporcionadas atividades significativas e cooperativas, promovendo a autonomia e motivação das crianças, com vista a uma educação de qualidade.