Browsing by Issue Date, starting with "2019-12-11"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Uma introdução às redes BayesianasPublication . Correia, Joana Isabel Nunes; Mendonça, Sandra Maria FreitasAs redes bayesianas são modelos de representação da realidade flexíveis por lidarem com incerteza e vários tipos de relações entre variáveis. Estas são compostas por uma parte gráfica, representada por grafos acíclicos direcionados, onde cada vértice representa uma variável aleatória, e uma parte probabilística, referente às distribuições associadas a cada um dos vértices. A estrutura do grafo define uma forma de fatorização da probabilidade conjunta das variáveis. Estas redes são úteis na inferência probabilística, facilitando o trabalho dos especialistas, permitindo diagnosticar, prever e realizar raciocínio intercausal. Esta dissertação é constituída por sete capítulos. No primeiro é descrita a evolução dos modelos do conhecimento humano. No segundo são apresentados conceitos e definições necessários para a construção e utilização das redes bayesianas. O terceiro apresenta os métodos de inferência nestas redes, o quarto as técnicas de aprendizagem, e o quinto a análise de conflitos. No sexto são apresentados alguns comandos do programa R úteis na aplicação dos conceitos apresentados e no sétimo são apresentadas as considerações finais.
- Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco FrancoPublication . Faria, Nelson Ascenção de; Lopes, Helder Manuel ArsénioO presente documento emerge no seguimento do processo de estágio pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários, concretizado na Escola Secundária de Francisco Franco, durante o ano letivo de 2018/ 2019, por meio da lecionação de uma turma de 10.º ano. Durante a concretização deste documento procuramos apresentar, analisar e refletir sobre todas as atividades experienciadas durante o processo de estágio. O desenvolvimento deste processo reflexivo ocorreu nos capítulos da PL, das AICE, das atividades de integração no meio e das atividades de natureza científico-pedagógicas. O presente documento resultou de um conjunto de transformações que ocorreram durante o período de lecionação. As atividades anteriormente mencionadas apresentaram-se como autênticos desafios que, habitualmente, se encarregam de elevar os futuros professores de Educação Física, aos limites das suas capacidades. Sendo este o culminar de um processo complexo de ensino-aprendizagem, já que se assumiu como um reflexo do nosso desenvolvimento profissional e pessoal, proporcionou-nos também a passagem por um conjunto de experiências, que nos possibilitaram, enquanto professores estagiários, intervir e transformar indivíduos. Produto das experiências transversais deste processo, salientámos a obtenção e melhoria das seguintes capacidades: o domínio de metodologias e instrumentos de trabalho, a aplicação e análise de estratégias, bem como, a tomada de decisão. Que considerámos cruciais, pois contribuíram para as aprendizagens recíprocas verificadas entre nós e os alunos. Resumidamente, o estágio pedagógico resultou num conjunto de transformações operacionais e reflexivas, através de um processo complexo onde foram solicitadas inumeras tomadas de decisão seguidas da capacidade de reflexão em função de um objetivo comum.