Browsing by Issue Date, starting with "2020-01-29"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Programa de intervenção cultural em prol da inclusão social. Casa do Povo de São MartinhoPublication . Gomes, Sandra Olgaria Rodrigues; Nascimento, Maria Teresa Duarte de Jesus Gonçalves doNasceram como representantes profissionais e como defensores dos interesses dos trabalhadores e pequenos proprietários agrícolas, mas hoje as Casas do Povo veem-se fortalecidas pelo seu dinamismo, como instrumentos de criação de alternativas socioculturais. Dotadas de personalidade jurídica, servem para a implementação de estratégias de captação, dinamização e fidelização dos utentes, identificados com este recinto, criando relações de proximidade entre envolvidos no território de atuação. Escolhida a Casa do Povo de São Martinho, como local reconhecido e de referência pelo caráter impulsionador e abrangente que oferece, observámos a carência de políticas comunicacionais, que contribuíssem para o seu desenvolvimento, mostrando o contexto institucional, fomentando a aposta em iniciativas a grande escala, com envolvência não só na freguesia, como no Funchal, e na Região. Seguindo uma metodologia qualitativa etnográfica, a partir da observação participante, da avaliação documental (sustentada por suportes escritos, digitais e audiovisuais), de entrevistas não- estruturadas e de inquérito por questionário, categorizámos a informação, mediante a “Teoria Fundamentada”. As estratégias utilizadas passam pela renovação da imagem visual da CPSM; a confirmação e estabelecimento de novas parcerias; a dinamização dos grupos da CPSM; a gravação e lançamento de álbum discográfico; a planificação e execução dos eventos “Canções de ontem, hoje e sempre”, “Mostra Regional do Bordado Madeira”, “Natal no Bairro” e “Tardes de Cinema”; a criação do produto audiovisual e impresso “A Voz de São Martinho”; dando como resultado que as Casas do Povo são “locais de cultivo” próprios para a envolvência de gestores culturais que respondam a deficiências comunicacionais, procurem novas estratégias de manutenção e captação de apoios privados e governamentais, perante as poucas ajudas existentes, e aprofundem os projetos (atuais e futuros) fomentando alianças, com vista à resolução das problemáticas que afetem a população local, permitindo a sua reinserção e inclusão social, e a valorização do património artístico cultural madeirense.
- Escola do Campo: quais as possibilidades de inovação nas práticas pedagógicas?Publication . Silva, Suse Gomes da Costa; Pereira, Maria Gorete Gonçalves Rocha; Reis, Edmerson dos SantosEsta dissertação é resultado de uma investigação desenvolvida na classe multisseriada da Escola Municipal João Evangelista Filho, em Capim Grosso/BA/ Brasil. Pesquisa que se insere no âmbito de uma dissertação de mestrado em Inovação Pedagógica na classe multisseriada visando investigar as possibilidades da inovação em suas práticas pedagógicas. O estudo mostra as mudanças ocorridas nas Escolas do Campo em relação às políticas públicas, decorrentes de movimentos de representantes da sociedade civil, Universidades e Organizações Não Governamentais (ONG´s), dentre outros. Ainda assim, as turmas são rotuladas como sinônimo de atraso e de baixa qualidade por sua organização composta por várias séries, com um único professor, localizadas, em sua grande maioria, em comunidades rurais, com estruturas – física e material – precárias. Vários questionamentos foram formulados e modificados a cada momento que se adentrou no campo de pesquisa. Por conseguinte, esta problematização conduziu a outras interrogações que direcionaram e referenciaram o percurso da pesquisa, elementos fundamentais para compreensão e interpretação sobre o contexto educacional apresentado na escola locus da pesquisa. Enquanto opção metodológica optou-se pela pesquisa qualitativa de abordagem etnográfica, utilizando-se do estudo de caso. Dentre as técnicas optouse pela entrevista semiestruturada, observação participante, além da análise documental. E, na busca duma educação significativa e inovadora podemos ver que, embora o formato de Educação que encontramos não possa ser considerado ideal de Educação do Campo, constatamos que há elementos que indiciam uma ruptura com o paradigma tradicional, sendo eles: as estratégias e práticas pedagógicas de interação entre os alunos, e a comunidade em que a escola estar inserida - dando possibilidade ao diálogo com outros espaços educativos; a contextualização a partir da materialidade da vida desses sujeitos; valorização dos conhecimentos trazidos pelos alunos. E deste modo tornam-se indicadores de alterações consentâneas com a Inovação Pedagógica, na Escola do Campo do município do Nordeste brasileiro.
- Modelos matemáticos discretos aplicados à dinâmica de populaçõesPublication . Nóbrega, Patrícia Marlene Teixeira; Luís, Rafael Domingos GaranitoAs equações de diferenças usualmente descrevem a evolução de um certo fenómeno ao longo de um determinado período de tempo. Matematicamente escrevemos 𝑥𝑛+1 = 𝑓𝑛(𝑥𝑛), onde o tamanho da geração 𝑛 + 1, dado por 𝑥𝑛+1, é obtido em função do tamanho da população em 𝑛, dado por 𝑥𝑛. Neste trabalho faz-se um estudo qualitativo da teoria das equações de diferenças e sua aplicação à dinâmica populacional, estudando a evolução das populações ao longo de um período de tempo. Nestes modelos a variável de estudo 𝑥𝑛 representa o tamanho ou densidade da população (ou crescimento populacional) podendo a variável ser afetada por diversos fatores tais como variações do meio ambiente, mudanças na taxa de sobrevivência ou na taxa de reprodução, aparecimento de doenças, interações competitivas, relações de predador-presa, entre outros, limitando o crescimento da população. Nas equações de diferenças é usada uma modelagem de tempo discreto, relacionado com a estrutura dos dados populacionais. Nesta modelagem existem duas abordagens distintas: (i) os modelos autónomos, onde a evolução é prevista sem considerar mudanças ao longo do tempo e (ii) os modelos não autónomos, dependentes das mudanças ao longo do tempo. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar em resumo os resultados da teoria de estabilidade de equações de diferenças e aplicar ao estudo de alguns modelos, em particular à dinâmica populacional, em ambos os casos, modelos autónomos e modelos não autónomos.