Browsing by Issue Date, starting with "2020-02-05"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Educação e inovação pedagógica: uma análise da prática pedagógica de uma escola de campo em Itapipoca-Ceará-BrasilPublication . Soares, Márcia Sampaio Silveira; Mendonça, Alice Maria Justa Ferreira; Vasconcelos, Raquel Célia Silva deO presente estudo visou investigar se existe inovação pedagógica nas aulas de Português do 2º ano na escola de campo Nazaré Flor no município de Itapipoca Ceará. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar as práticas pedagógicas nessa disciplina, analisando as concepções e os princípios que as norteiam a partir da experiência vivenciada em uma escola do campo no Município de Itapipoca-Ceará. Os objetivos específicos foram: conhecer as práticas pedagógicas da escola do campo de pesquisa; avaliar até que ponto elas são inovadoras; identificar que saberes são privilegiados nesse modelo de escolarização e se atendem às necessidades dos alunos do campo e às concepções defendidas na atualidade para esse referencial de educação. A fundamentação teórica se alicerçou em estudos de autores que abordam essa temática como Fino (2001), Fino e Sousa (2008), Papert (2008) e outros. Metodologicamente, optamos por efetuar um estudo de caso etnográfico na Escola Nazaré Flor, no Município de Itapipoca-CE. Os sujeitos da pesquisa foram a professora de português, o núcleo gestor e alunos do 2º Ano da escola, que consentiram livremente em participar da pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados foram inquéritos por questionário, aplicados aos sujeitos da pesquisa (componentes do Núcleo Gestor, docente da disciplina de Português e alunos) e observação participante, além de registros da experiência em fotos, filmes e diário de campo formal, como forma de subsidiar as análises desse estudo. Os dados recolhidos foram tratados mediante metodologia qualitativa, com fundamentação nos autores pesquisados na revisão bibliográfica e qualitativa. Na realização deste trabalho foi possível perceber que havia um fazer pedagógico inovador na proposta do Projeto Político Pedagógico da escola investigada. Concluiu-se que não existem práticas pedagógicas inovadoras no ensino e aprendizagem da disciplina de português. Apesar de o português ser uma perspectiva mais prática, aprender a língua mãe como uma simples disciplina constitui uma forma de melhorar a comunicação, a informação, o conhecimento e a construção de um novo futuro para a sociedade.
