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- Um olhar sobre o Centro de Desenvolvimento Socioambiental Barriguda e suas intervenções em comunidades do semiárido baiano em busca da inovação pedagógicaPublication . Souza, Deborah Frinelia Correia de Lima; Correia, Fernando Luís de SousaEsta pesquisa prospectou ruptura nos processos de ensino e de aprendizagem para além das práticas da escola industrial, a partir da observação de um espaço informal de educação. Pautada em metodologia do tipo etnográfico, acompanhou a itinerância do Projeto SerTão Mulher, desenvolvido em comunidades do Sertão da Bahia pelo Centro de Desenvolvimento Socioambiental Barriguda, buscando conhecer e compreender seus processos pedagógicos, e verificar se fomentavam aprendizagens autênticas e/ou alguma inovação pedagógica. Apesar de não estar aportado em gadgets, o projeto promoveu interação e integração entre os envolvidos e a construção de forte comunidade de aprendizagem, possibilitada pelos relacionamentos construídos e /ou consolidados a partir dos encontros. Na caminhada, emergiram questões relativas a direitos humanos, políticas de promoção de igualdade de gênero, formas de combate a violência contra a mulher - entre outras, que à luz dos processos históricos, construíram a sociedade brasileira que, infelizmente, ainda naturaliza o ciclo de violência (física, psicológica, patrimonial, sexual e simbólica) conta grupos sociais “marginalizados” (especialmente a mulheres) - o tipo mais generalizado e menos reconhecido de abuso dos direitos humanos. No desenvolvimento do projeto, as relações de poder (que compoe o ciclo de violência) foram tratadas em suas dimensões política, econômica e social, caracterizando, creio, o que Macedo (2008; 2013 p. 39) qualifica como atos de currículo. A observação participante deu o tom da pesquisa pois segui buscando, “a verdadeira compreensão de quem, mergulhado nos fenómenos, se habilita a sentí-los antes de compreendêlos e a vivê-los antes de compreendê-los” (Fino, 2011). Neste processo se deu a minha perfeita “natividade”, que se explicitará no decorrer da descrição (tensa) densa, preconizada pela pesquisa qualitativa.
- CREVIPAZ: uma proposta pedagógica na casa de recuperaçãoPublication . Borges, Neurides Alves; Correia, Fernando Luís de Sousa; Oliveira, Gilvaneide Ferreira deA Casa de Recuperação Vida e Paz destina-se acolher dependentes químicos que queiram se libertar das drogas. O uso das drogas é um fenômeno antigo na história da humanidade e constitui um grave problema social que tem influência direta na saúde pública e em tantas outras dimensões da vida humana. A presente dissertação vinculada à área de Ciências de Educação- Inovação Pedagógica foi construída a partir da seguinte questão: existem práticas pedagógicas inovadoras nas ações desenvolvidas pelo CREVIPAZ aos seus internos? Pretendeu-se assim investigar se as práticas pedagógicas na referida instituição, contribuem para a construção de contextos de aprendizagem de forma inovadora. Para tanto, utilizou-se uma literatura sobre Inovação Pedagógica, prática pedagógica, ruptura paradigmática, drogas e CREVIPAZ, para melhor compreensão da linha de pesquisa como também do objeto de estudo investigado. A pesquisa desenvolveu-se utilizando uma ótica da metodologia qualitativa de cunho etnográfico, dando ênfase à observação participante, entrevista não estruturada, recolha de artefactos, análise de documentos oficiais e os registros feitos no diário de campo durante as observações ocorridas na casa de recuperação CREVIPAZ. A partir das análises realizadas sobre os resultados desse estudo concluímos que as estratégias pedagógicas adotadas nas aulas, não evidenciam uma ruptura com a escola tradicional, uma vez que identificamos aulas extremamente expositivas que não parte do interesse dos alunos. No entanto, as atividades realizadas fora do contexto da sala de aula, evidenciaram essa ruptura, pois favoreceram significativamente, a interação entre os internos e parceiros colaboradores, atingindo o rompimento de uma aprendizagem monitorial para uma aprendizagem crítica e reflexiva, com uma participação plena dos internos envolvidos, apresentando indícios da inovação pedagógica.