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- Entre o internacional e o local: a educação de infância na encruzilhada das políticas de globalização: um estudo de caso na Ilha da MadeiraPublication . Pestana, Tânia Cristina Vieira; Sousa, Jesus MariaO currículo é, indubitavelmente, o mentor da aprendizagem. No caso específico da educação de infância (EI) é coconstruído pelo educador, pelo que é por demais importante que, ao contextualizá-lo, ele reflita, de forma crítica e construtiva, sobre quais os conhecimentos, importantes ou válidos, que merecem fazer parte do currículo, sobre quem deve estar envolvido nesta coconstrução e, ainda, pensar sobre a importância de se dar tempo às crianças para interiorizarem as aprendizagens. Assim, este estudo inicia com a apresentação de uma revisão literária sobre a essência dos conceitos em torno do campo específico da EI rumo ao porto de chegada, onde desenvolvemos uma reflexão ancorada na proposta de um currículo-sem-tempo, por forma a dar tempo à criança para construir a sua identidade, subjetividade, interesses e aprendizagens profundas e significativas. Recorremos à realização de dois estudos empíricos, um de natureza documental (Afonso, 2005; Bardin, 1979; Bogdan & Biklen, 1994; Albarello, Digneffe, Hiernaux, Maroy, Ruquoy & Saint-Georges, 2011), e outro de índole interpretativa (Denzin & Lincoln, 2006; Bogdan & Biklen, 1994; Bogdan & Taylor, 1986; Lapassade, 2001), de dimensão de estudo de caso de natureza etnográfica (Fino, 2008b; Morgado, 2013;Vasconcelos, 1997, 2016; Sousa, 1997, 2000; Stake, 2012; Woods, 1999), através da observação participante, em contexto natural de jardim de infância, das práticas de uma educadora, a nível local, na Região Autónoma da Madeira, relativamente ao modo como interpreta as orientações e as implementa e como explora o envolvimento da criança e famílias na construção e gestão do currículo. Como resultado deste estudo, relevamos a necessidade de o educador descartar as abordagens behavioristas, caracterizadas por uma educação altamente estruturada e centrada na transmissão de conhecimentos, para dar uma resposta adequada ao grande desafio que se coloca atualmente - (re)construir propostas curriculares únicas e contextualizadas aos interesses, desejos e necessidades da criança, família e comunidade local e não uma única proposta para todas as crianças. É igualmente importante que se desenhe uma proposta curricular de aprendizagem onde a criança assuma um papel ativo, mediante um pensar lento, crítico e autêntico, e que lhe seja dado tempo para (re)construir o seu conhecimento, atitudes e habilidades, num ambiente rico em nutrientes cognitivos, tornando-a, desta forma, construtora do seu próprio processo de desenvolvimento e aprendizagem.
- Key exploited species as surrogates for coastal conservation in an oceanic archipelago: insights from topshells and limpets from Madeira (NE Atlantic Ocean)Publication . Sousa, Ricardo Jorge SilvaAs lapas e os caramujos estão entre os herbívoros mais bem adaptados ao intertidal do Atlântico Nordeste. Estas espécies-chave fornecem serviços ecossistémicos valiosos, desempenhando um papel fundamental no equilíbrio ecológico do intertidal e têm um elevado valor económico, estando sujeitas a altos níveis de exploração e representando uma das atividades económicas mais rentáveis na pesca de pequena escala no arquipélago da Madeira. Esta dissertação visa preencher as lacunas existentes na história de vida e dinâmica populacional destas espécies, e aferir os efeitos da regulamentação da apanha nos mananciais explorados. A abordagem conservacionista implícita ao longo desta tese pretende promover: (i) a regulamentação adequada da apanha de caramujos (Phorcus sauciatus) e (ii) a avaliação dos efeitos da regulamentação da apanha de lapas nas populações exploradas (Patella aspera, Patella candei). Atualmente, os mananciais de lapas e caramujos são explorados perto do rendimento máximo sustentável, e a monitorização e fiscalização são fundamentais para evitar a futura sobre-exploração. A regulamentação da apanha de lapas produziu um efeito positivo nas espécies de lapas exploradas, com um aumento no tamanho, na proporção de indivíduos reprodutores, no tamanho de maturação e num maior equilíbrio na proporção de sexos. A apanha de caramujos não está regulamentada e com o atual nível de exploração ocorrem alterações na estrutura de tamanhos, abundância e potencial reprodutivo das populações exploradas, pelo que urge implementar a regulamentação da apanha desta espécie, por forma a mitigar os efeitos negativos desta atividade. O efeito da proximidade das populações humanas e acessibilidade costeira na estrutura de tamanhos e abundância de gastrópodes explorados mostrou que a proporção de reprodutores e a abundância eram geralmente menores em áreas mais próximas das populações humanas e em áreas mais acessíveis. Os efeitos das Áreas Marinhas Protegidas na proteção das populações de lapas resultaram num aumento diferencial do tamanho, da maturidade sexual e da captura por unidade de esforço de acordo com o grau de proteção. O esclarecimento e envolvimento das comunidades locais, reguladores, decisores políticos e partes interessadas, baseados em informação e educação, são cruciais para uma gestão eficaz e sustentável destes gastrópodes marinhos e ecossistemas a médio e longo prazo.