Browsing by Issue Date, starting with "2020-07-02"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As práticas pedagógicas na oficina de teatro do grupo ACRA: um olhar sob a ótica da inovação pedagógicaPublication . Cruz, Carlla Jacy Andrade da Silva; Mendonça, Alice Maria F.; Saho, MariA presente pesquisa buscou compreender as práticas pedagógicas na Oficina de Teatro do Grupo ACRA no município de Campo Formoso, Bahia, Brasil, tentando determinar se as mesmas são inovadoras. Através de um olhar sob a ótica da Inovação Pedagógica, analisou-se o grupo em estudo que vem apresentando um conhecimento educativo diferenciado que diante disso vem propagando resultados que supostamente deixam visíveis os alunos que fazem parte do grupo, tornando-os diferentes de outros alunos que têm acesso apenas à educação dentro das escolas do Município de Campo Formoso. Este estudo de caso de natureza etnográfica decorreu com uma metodologia qualitativa e para a coleta de dados utilizou-se a observação participante, o diário de campo e as entrevistas abertas. Os sujeitos da pesquisa foram alunos e monitores do grupo e professores da escola onde estudam os alunos que fazem parte do grupo e os pais. A pesquisa revelou que o Grupo ACRA desenvolve práticas pedagógicas diferenciadas que contribuíram muito para a vinculação dos alunos. A afetividade presenciada durante toda a observação permitiu que os alunos que participam do grupo obtivessem melhorias no desempenho escolar, e no seu comportamento social.