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- Transporte flexível: modelação, análise e simulaçãoPublication . Silva, João Diogo Nascimento; Nóbrega, Leonel Domingos TeloNeste trabalho é discutido e apresentado todo o processo de modelação e implementação de uma solução que permita resolver tanto a vertente estática, como a dinâmica, do problema de routing de transporte flexível, muitas vezes chamado de DARP (Diala-Ride Problem). De forma geral, este problema requer que um conjunto de clientes efetuem pedidos de serviço, no qual é indicado o ponto origem e destino, assim como os tempos pretendidos para a prestação do serviço. O objetivo é gerar soluções possíveis e viáveis (percursos) para os veículos disponíveis, de forma a minimizar os custos totais e tendo em conta o conjunto de pedidos (e informações relativas aos mesmos) e o conjunto de restrições impostas ao problema. A vertente estática caracteriza-se pelo facto de toda a procura ser conhecida inicialmente, sendo então necessário apenas gerar uma única solução (conjunto de percursos) com custos mínimos. A outra vertente (dinâmica) distingue-se pelo facto de a procura se ir revelando dinamicamente ao longo da execução do serviço, sendo então necessário ir efetuando reajustes em tempo real aos percursos de cada veículo tendo em conta o surgimento de novos pedidos. Este tipo de problema permite dar um papel ativo ao cliente, permitindo melhorar a qualidade do serviço, uma vez que são tidas em conta as necessidades do mesmo. Um outro aspeto vantajoso deste tipo de sistemas, é permitir aos operadores de transporte conhecer a procura atual, levando a que possa ser otimizada a sua frota de veículos e conseguir dar resposta às necessidades identificadas. De forma a validar, testar e analisar a solução proposta numa situação mais aproximada da real e tendo em conta diferentes configurações, foi ainda modelada e desenvolvida uma simulação de eventos discretos (DES), que reflete o funcionamento de um sistema de transporte flexível, estando neste documento descrito todos os aspetos fundamentais para a modelação e implementação da mesma. Para além disto, ainda são apresentados um conjunto de testes efetuados a alguns mecanismos (algoritmos) de procura de soluções que permitem otimizar os percursos obtidos para o problema formulado para uma abordagem estática e tendo ainda em conta diferentes configurações do mesmo. Por fim, são ainda apresentados os resultados dos testes efetuados em simulação para a abordagem dinâmica do problema de routing formulado de forma a compreender a influência que o aumento da procura tem na solução proposta.