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- Farmácia viva como inovação pedagógica: um estudo etnográfico na Escola de Cidadania Anísio da FrotaPublication . Souto, Virgínia Maria de Paula Frota; Sousa, Jesus Maria; Caetano, Luís Miguel DiasA presente dissertação discorre sobre uma análise do projeto Farmácia Viva, com alunos do 6º. ao 8º. ano, na Escola de Cidadania Anízio da Frota, uma escola da rede municipal de ensino, localizada na cidade de Crateús, no interior do Estado do Ceará, na região Nordeste do Brasil, no ano de 2017. A pesquisa objetiva analisar se o projeto Farmácia Viva integra práticas pedagógicas inovadoras. A pesquisa está dividida em duas partes fundamentais: na primeira parte, revisão de literatura, aborda sobre o conceito de inovação pedagógica, educação contextualizada e plantas medicinais, tendo como aporte teórico Papert (1994), Fino (2007), Sousa (2008), Rodrigues (2008), Martins (2004), Carvalho (2012). Na segunda parte, discute a metodologia da pesquisa, fundamentada em autores como Lapassade (2005), Macedo (2010), Lakatos e Marconi (2003), entre outros. A pesquisa desenvolvida recorreu ao método qualitativo de natureza etnográfica cujos dispositivos utilizados para coleta de dados foram observação participante, entrevista, análise de documentos e diário de campo. Com a recolha dos referidos dados, realizou-se uma triangulação dos mesmos, concluindo-se que há práticas inovadoras no referido projeto, onde aprendizes e docentes quebram paradigmas da educação tradicional, a partir de uma aprendizagem colaborativa, por meio da interação, autonomia, participação ativa, tornando-se protagonistas de sua própria aprendizagem. Observa-se que a ruptura no modelo tradicional de ensino se repercute em aprendizagem significativa por meio de processos matéticos.