Browsing by Issue Date, starting with "2021-04-12"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da SilvaPublication . Fernandes, Camilo Abreu; Alves, José Ricardo Velosa Barreto FerreiraO presente Relatório é a etapa final do nosso Estágio Pedagógico realizado na escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, no ano letivo 2019/2020, e contém a análise às atividades realizadas ao longo do ano letivo. As nossas intervenções estavam delineadas no início do ano pelo curso de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira. A prática letiva foi aplicada a uma turma do 3º ciclo, tendo por base o Programa Nacional de Educação Física, na qual procurámos proporcionar momentos de aprendizagem e desenvolvimento integral de todos os alunos. Ao longo da prática letiva a adaptação das metodologias para ajustar os conteúdos, às necessidades e interesses dos alunos foi constante. As atividades de intervenção na comunidade escolar foram realizadas em conjunto com o grupo de Educação Física da Escola, colaborámos no corta mato escolar, e ainda realizámos os preparativos para o festival de desporto da escola, que não se realizou por causa da pandemia COVID-19. As atividades de integração no meio consistiram na caraterização da escola e da turma. A caraterização da turma teve como objetivo de compreender qual era o ambiente familiar dos alunos, as suas atividades fora do contexto escolar e ainda os seus hábitos e costumes. A atividade de extensão curricular foi realizada à distância, com o objetivo de envolver os alunos e os pais numa atividade de condição física. As atividades científico-pedagógicas, centraram-se em abordagens de dois temas distintos: na ação científico-pedagógica individual abordámos a dança, e na ação científico-pedagógica coletiva abordámos os jogos reduzidos no ensino do futebol. O estágio pedagógico foi fundamental para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional, tendo promovido o desenvolvimento competências para exercer o papel de docente de educação física.