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- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Gonçalves, Bela Carina Barbosa; Kot-Kotecki, Ana Maria FrançaA intervenção profissional na docência apela a uma reflexão sobre os princípios e valores inerentes à Prática Pedagógica centrada nas crianças, nos seus conhecimentos teóricos e práticos e nos processos de aprendizagem. O presente relatório possui como finalidade primordial esclarecer e refletir sobre as Práticas Pedagógicas efetuadas ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório resulta da análise e reflexão das Práticas Pedagógicas fortalecidas pela revisão literária, dos objetivos definidos para cada prática e das caraterísticas, interesses e necessidades de cada criança. Está estruturado em duas partes distintas, porém interligadas: o Enquadramento Teórico e Metodológico e o Enquadramento da Prática Pedagógica. As intervenções educativas realizaram-se com um grupo do pré escolar, um do 4.º ano e outro do 1.º ano. Respeitando a intencionalidade didática e pedagógica na ação educativa, estas práticas apoiaram-se em conhecimentos teóricos que necessitaram regularmente de aprofundamento e correlação no contexto prático com a finalidade de desenvolver teorias e metodologias facilitadoras de decisões, adequadas aos objetivos propostos, para contribuir para o pleno desenvolvimento das crianças. Através da metodologia de Investigação-Ação, pretendi responder às questões: “Como promover na sala das Joaninhas o desenvolvimento e a otimização da fala para uma boa comunicação oral?” na Prática Pedagógica I; “Como desenvolver, nos alunos da turma do 4º ano A, competências essenciais para uma boa comunicação em público?” na Prática Pedagógica II; “Como desenvolver a consciência fonológica na turma do 1.º ano A?” na Prática Pedagógica III. A linguagem, a comunicação oral e a consciência oral das crianças foram desenvolvidas através de atividades lúdico-didáticas, com recurso a histórias, textos, vídeos, jogos, trabalhos de grupo, atividades de expressão plástica e musical que contribuíram para a aquisição da consciência fonológica, oralidade e desinibição das crianças perante um público.
