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- Relatório de estágio de mestradoPublication . Mendonça, Susana Filipa Carvalho; Brazão, José Paulo GomesO presente relatório assume-se um compêndio sucinto das práticas pedagógicas que decorreram no âmbito da formação inicial de docentes, na vertente de Educação Pré Escolar e de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tendo em vista a construção de uma prática fundamentada, é meu intento refletir acerca dos pressupostos teóricos e metodológicos inerentes à atividade docente, bem como enfatizar a parte prática, nomeadamente, os aspetos por mim considerados alvo de melhoria. Para que tal fosse exequível, recorri à metodologia de Investigação-Ação que prevê um trabalho in loco com uma turma em questão e que se desenvolve através da articulação entre a concetualização e o aprender-fazendo, ou seja, entre a teórica e a prática. Na Prática Pedagógica I foi meu intento colmatar algumas dificuldades de linguagem/comunicação evidentes no grupo da Pré 4 e, para tal, defini diversas estratégias de intervenção. O trabalho desenvolvido revelou-se extremamente pertinente, visto que os discentes foram, ao longo do tempo, partilhando com maior clareza as suas ideias, vivências e desejos através da linguagem oral. Já a Prática Pedagógica II girou em torno do manuseamento de materiais didáticos aspeto que influenciou, positivamente, a compreensão dos conteúdos abordados e aumentou a confiança dos discentes no decurso das atividades. Ademais, o recurso a esses materiais contribuiu para que os discentes encarassem os conteúdos como algo menos abstrato e que se tornam mais simples quando aprendidos através de situações concretas próximas do seu quotidiano. A Prática Pedagógica III sustentou-se no trabalho colaborativo como meio de valorizar e motivar os discentes para o processo de aprendizagem, através de atitudes de entreajuda, respeito e de partilha de conhecimentos entre os mesmos. Neste sentido, o trabalho realizado aumentou a autoestima dos alunos, sobretudo dos que apresentavam maiores dificuldades e, por conseguinte, avolumou a sua motivação para os momentos de aprendizagem.
- O conselho municipal de educação e a descentralização educativaPublication . Mota, Daniela Alves; Fraga, Nuno Miguel da SilvaEm Portugal prevalece um sistema educativo marcadamente centralizado. No entanto vários estudos têm evidenciado que nem este modelo estandardizado e normalizador serve todas as escolas, nem o irromper de propostas internacionais se revela o milagre anunciado. É assim que Portugal, à semelhança de muitos países europeus, tem vindo a pensar em políticas que permitam a adoção de um sistema mais flexível, inclusivo e próximo da comunidade. Estando conscientes que tão profunda alteração não acontece de forma automática, considera-se que o diálogo e o consenso entre os diversos parceiros serão essenciais para operar a almejada transformação. É, neste âmbito, que as estruturas locais de educação se tornam obrigatórias, com a designação de Conselho Municipal de Educação (CME). Esta investigação surge com a finalidade de compreender como é que o CME amplia a descentralização educativa. Assume-se como um estudo de caso, concretamente no município de Óbidos. Para a recolha de dados constituiu-se um corpus documental e realizaram-se inquéritos por questionário e entrevistas semiestruturadas aos membros do CME. Pela análise de conteúdo aos dados recolhidos, foi evidente que este município tem desenvolvido o seu trabalho na área educativa. Por uma questão de eficácia, delegou a maioria das competências ao Agrupamento de Escolas. Foi evidente que o CME assume especial relevância no município, pois foi-lhe atribuída a oportunidade de emitir pareceres obrigatórios e vinculativos em várias matérias. Porém, os seus conselheiros apontam constrangimentos nas dinâmicas deste órgão que têm condicionado a sua atuação. Por fim, percebeu-se que, relativamente ao Projeto Educativo de Escola, o CME se limita à emissão de pareceres sem força vinculativa. Não obstante pontuais aspetos que carecem de alguma redefinição, foi evidente que Óbidos abraçou as suas responsabilidades com convicção e conseguiu colocar em funcionamento uma complexa estrutura administrativa ao nível local, sendo visíveis as mais-valias alcançadas com este processo.
- A disponibilidade para pagar melhorias nas infraestruturas das levadas por parte dos turistasPublication . Mateus, Marcos Leonardo Neves; Almeida, António Manuel Martins de; Mota, Luís Cândido SoaresEsta dissertação aborda a questão da implementação de uma ecotaxa ou sistema de donativos na Região Autónoma da Madeira, cuja receita reverta para a manutenção de áreas turísticas de interesse, como as levadas. O turismo, nas suas diversas manifestações, é uma atividade que gera fortes impactos tanto positivos como negativos e que por sua vez pode implicar um grande desgaste em pequenos destinos turísticos como a RAM. Ainda para mais, o termo “sustentabilidade” muitas vezes está associado à qualidade do meio ambiente e sendo, no entanto, muito sensível às alterações climáticas, fazendo com que pequenas regiões como a Madeira, consigam no seu nicho ser exemplos de sustentabilidade no geral, caso alcancem padrões de excelência. Para tal, é fulcral haver um investimento ao nível das infraestruturas, serviços e manutenção, para que se consiga dar resposta às necessidades em torno daquilo que diz respeito à aplicação dos princípios de sustentabilidade. A abordagem empírica nesta dissertação é quantitativa e centra-se na análise de uma base de dados recorrentes de 259 questionários. O processo de recolha foi interrompido pela pandemia de COVID 19, pelo que os resultados devem ser lidos a título indicativo. Parte dos resultados resultam de uma amostra de conveniência, verificando-se, assim, um entusiasmo moderado com o conceito de ecotaxa, sendo o valor médio comportado de 17 euros. Os valores são maiores nos donativos do que na ecotaxa, e por último, as receitas devem ser aplicadas na conservação ambiental e rejuvenescimento de áreas florestais. A sustentabilidade somente é atingida se todos trabalharem nesse sentido, visto que a conservação dos recursos turísticos, em sintonia com os turistas e a população local, serão os principais beneficiados desta sustentabilidade e na manutenção das áreas de interesse turístico. Conclui-se que a introdução da ecotaxa deve ser feita com muita cautela, dado que os resultados indicaram que quanto maior a faixa etária e o rendimento, menor é a predisposição para pagar a mesma ou pagar um donativo. As áreas para aplicação desses fundos foram a conservação ambiental e a limpeza das levadas.
- Fatores condicionantes da procura por parte do segmento de birdwatchers na MadeiraPublication . Azevedo, Francisco Diogo dos Santos; Almeida, António Manuel Martins de; Jesus, José Manuel Abreu deO birdwatching surge como um produto de nicho1 , sendo que é cada vez mais relevante e praticado por um largo número de indivíduos, com fortes ligações à natureza. Há um interesse crescente em Portugal pelo birdwatching (Mateus, 2018), dado o seu potencial turístico. Assiste-se, de facto, a um número crescente de empresas de animação turística que oferece este serviço. O interesse neste tema surgiu do facto da Madeira oferecer boas condições para a prática desta atividade, quer pela riqueza dos endemismos, quer pelo clima subtropical. A qualidade das paisagens e do setor do turismo oferecem condições ideais para misturarem o turismo com a prática de birdwatching. Esta dissertação centra-se na análise das motivações e condicionantes enfrentadas pelos turistas potencialmente interessados na prática. Em termos de abordagem empírica, esta dissertação mistura visitas de campo com a análise de resultados do inquérito a uma amostra de turistas. Em resultado deste trabalho, foi possível recolher 354 questionários. No âmbito deste trabalho, foi prestada atenção à avifauna típica na Madeira. A dissertação procura oferecer também um conjunto de recomendações para a melhoria da oferta regional. A dissertação está estruturada na seguinte forma: O primeiro capítulo oferece uma breve contextualização do turismo ornitológico. Segue-se uma análise contextual com a descrição da importância do sector do turismo e da qualidade da avifauna madeirense. O capítulo seguinte descreve os resultados, seguindo-se a conclusão, onde é possível concluir que, apesar da grande maioria dos inquiridos não se focar na observação de aves durante a sua estadia na Madeira, existe, sem qualquer dúvida, um grande interesse por parte dos mesmos, a experimentar esta atividade, caso seja exposta corretamente.