Browsing by Issue Date, starting with "2021-07-02"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Tecnologia assistiva e inovação pedagógica: perspectiva de aprendizagem na sala de recursos da Escola Samuel Galvão de OliveiraPublication . Pereira, Odelina Dezidério Barbosa; Brazão, José Paulo GomesA presente dissertação tem como objetivo investigar elementos de inovação pedagógica nos processos de aprendizagem com o uso das Tecnologias Assistivas nas Sala de Recurso da Escola Municipal Samuel Galvão de Oliveira do Município de Campo Formoso – BA. A partir da investigação e compreensão definimos com o objetivo específico pesquisar a prática pedagógica atuante na Sala de Recurso, partindo do conceito de Inovação Pedagógica, ruptura paradigmática e aprendizagem na Sala de Recurso da referida unidade escolar. Do mesmo modo, definir em que medida a prática pedagógica realizada se apresenta como condutora de contribuições efetivas à construção de uma pedagogia inovadora mediadora no processo de autonomia e na exclusão destes alunos. Guiada por estes objetivos esta pesquisa apresenta elementos de reflexão e discussão que permitem compreender se as práticas desenvolvidas articulam a aprendizagem do aluno. Esta pesquisa desenvolveu-se utilizando uma metodologia qualitativa de cunho etnográfico, enfatizando à observação participante, entrevista não estruturada, recolha e análise de documentos oficiais e pessoais e os registros feitos durante as observações registradas no diário de campo. Usando esta técnica de investigação não encontramos elementos de inovação pedagógica no processo de aprendizagem de alunos que apresentam deficiências como podemos provar no decorrer do discurso deste estudo. Buscou refletir sobre os métodos pedagógicos utilizados pela professora, de acordo com os interesses, habilidades e dificuldade de cada aluno. Desta forma, se torna possível a atuação concreta, em igualdade de oportunidades para o pleno desenvolvimento de todos os educandos. Por fim, foram apontadas as dificuldades, as facilidades e as sugestões para os profissionais.