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- Gestão integrada de edifícios com autómato programávelPublication . Ornelas, José Miguel Dantas; Barros, João Dionísio SimõesA evolução verificada na construção de edifícios, trouxe a estes novas funcionalidades, volume e complexidade tecnológica. A gestão dos novos espaços tornou-se complexa, pois não só importa gerir de forma eficiente a sua utilização, mas também gerir de forma sustentável os recursos que estes consomem. Atualmente, a gestão integrada de edifícios tornou-se mais fácil, inteligente e amiga do ambiente, proporcionando mais conforto e segurança para os ocupantes e ainda proporciona a diminuição dos custos de operação e de manutenção. Nesta tese implementou-se um sistema de gestão integrada para edifícios, capaz de monitorar e controlar os diversos subsistemas instalados. O sistema implementado é baseado numa topologia distribuída, constituída por módulos de sensores baseados em microcontroladores e no autómato programável (PLC S7-1200). São utilizados vários sensores e atuadores para que seja feita a monitorização e controlo das diferentes funcionalidades, tais como a climatização, rega, iluminação, deteção de incêndio e controlo de acessos. O utilizador tem acesso ao sistema de gestão através da aplicação desenvolvida no software LabVIEW. Esta permite monitorizar, controlar e gerar relatórios da atividade do edifício, já que todas as operações são registadas numa base de dados. Foram realizados diversos testes de simulação a possíveis cenários utilizando o protótipo desenvolvido para cada funcionalidade. Verificam-se que o sistema de gestão funcionava corretamente, interligando os diversos subsistemas, trocando informações entre eles e reagindo as iterações do utilizador.
- Interações gestuais para plataformas de streaming de vídeoPublication . Teixeira, Francisco João Mendonça; Campos, Pedro Filipe Pereira; Cabral, Diogo Nuno Crespo RibeiroA popularidade do rato de computador como modo preferencial de interação com aplicações de computador é inigualável. Mesmo no tempo dos smartphones e tablets, que trouxeram ao público em geral inovações como o modo de controlo através do toque, não existe uma grande variedade nos modos de interação com os diversos dispositivos que usamos no quotidiano. Este trabalho propõe uma nova abordagem para controlo, à distância, de aplicações de streaming de vídeo. A aplicação desenvolvida nesta dissertação procura um meio mais natural de interação com este tipo de plataformas usando interações gestuais, captadas pela câmara de profundidade RealSense D435. Câmaras de profundidade, ao contrário de câmaras de vídeo comuns, utilizam um fluxo de luz infravermelha para determinar a distância dos objetos relativamente à câmara. A câmara utilizada neste projeto possui capacidades de captura tanto neste modo, como no modo comum RGB. Foi criada de raiz uma interface gráfica inspirada pela plataforma Netflix, para permitir o controlo dos seus botões e os vídeos reproduzidos, programaticamente. Foram desenvolvidos dois protótipos com tecnologias distintas para interagir com a interface. O primeiro, utiliza métodos de tratamento de imagem para retirar a informação pretendida, e um modelo pré-treinado de reconhecimento de gestos para identificar o gesto realizado. O segundo, integra um modelo de deteção e classificação de objetos otimizado para deteção e rastreamento de mãos entre frames. Foram feitas análises experimentais entre ambos e selecionado o segundo protótipo para prosseguir a testes com utilizadores. A aplicação foi testada por 11 participantes, num estudo que comparou os seus tempos de utilização da aplicação por meio de interações gestuais com os tempos de utilização com o rato de computador. O sistema mereceu, por parte dos participantes, uma pontuação SUS “aceitável”. Conclui-se que o sistema alcançou as expectativas iniciais, ainda que possua limitações aparentes que poderão ser mitigadas em iterações futuras.