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- Desenvolvimento de uma ferramenta de geração de código para um sistema de informaçãoPublication . Telo, André Ornelas; Marques, Eduardo Miguel Dias; Valente, Pedro DionísioA análise de requisitos de software e design de software são tradicionalmente inconsistentes, nomeadamente na perspetiva de modelação de negócios, software e rastreabilidade de implementação [1]. Este problema poderá fazer com que a fase de desenvolvimento dos projetos seja um processo mais demorado que o esperado, e quando um dos modelos sofre uma alteração também poderá fazer com que potencialmente não esteja garantida a rastreabilidade, a partir de qualquer um dos modelos, até à implementação do código. O problema maior das possíveis alterações dosrequisitos e de não ser mantida a atualização dos modelos, é que por vezes a adaptação de um sistema, já implementado ou em vias de implementação, não é simples, podendo fazer com que estas alterações tenham um custo elevado, tal como um impacto negativo relativamente ao tempo de implementação, podendo inclusivamente inviabilizar o projeto [2]. O objetivo deste projeto passa pelo desenvolvimento de uma ferramenta que permita gerar o código que possa ser utilizado, por sua vez, no Hydra Code Generator para gerar o código para a plataforma Hydra, de forma a estabelecer uma relação direta entre a modelação do negócio e a implementação, e assim acelerar o processo de implementação do software, e tornar a fase de desenvolvimento de software mais rápida e automatizada. O código deverá ser gerado tendo em conta uma modelação de um processo de negócio. A modelação será assim baseada numa abordagem aplicada a uma ferramenta de geração de código para a framework Hydra [3]. A principal contribuição deste projeto visa acelerar e automatizar o processo de desenvolvimento de software utilizado na Universidade da Madeira, automatizando a implementação com a geração de uma Domain Specific Language (DSL) para a framework Hydra, através da implementação da relação entre o modelo de negócio, o Plataform Independent Model (PIM), e o modelo de implementação, o Plataform Specific Model (PSM), de forma a conseguir gerar a interface do utilizador, a lógica de negócio e a base de dados. Posteriormente, foram realizados casos de estudo como forma de testar e verificar o funcionamento da ferramenta implementada assim como verificar as suas limitações.
- Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de CastroPublication . Freitas, Cláudia José Gouveia; Gouveia, Élvio Rúbio QuintalO Relatório Final de Estágio é parte integrante e conclusiva do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira. Este relatório espelha todas as práticas pedagógicas desenvolvidas sobre o processo de ensino-aprendizagem de uma turma do 8º ano de escolaridade, dos 2.º e 3.º Ciclos da Escola Dr. Eduardo Brazão de Castro relativo ao ano 2020/2021. O documento visa apresentar e refletir sobre os procedimentos adotados para os três alicerces que considero fundamentais no processo de ensino-aprendizagem: (1) Planeamento; (2) Realização e (3) Controlo e Avaliação. Abordarei os pressupostos e as conclusões retiradas desta experiência, apresentando os problemas e as dificuldades sentidas que motivaram a procura de soluções, e ainda, as aprendizagens alcançadas. Deste modo, destaco os 4 capítulos refletidos neste relatório e que se complementam de forma dialógica: (i) Prática Letiva; (ii) Atividade de Intervenção no Meio; (iii) Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar e (iv) Ações de Natureza Científico Pedagógica. O perfil do professor deve orientar-se para uma pessoa competente, que reflete e pensa sobre o que ensina e opera sobre os alunos, reajustando o ensino às suas necessidades. O estágio pedagógico promove a aquisição de um conjunto de conhecimentos profissionais e pessoais, de atitudes práticas que impulsionam para a identificação e resolução de problemas pedagógicos. Estas práticas servirão de base para a integração do docente de Educação Física no mercado de trabalho, capaz de desenvolver um processo de ensino-aprendizagem adaptado às problemáticas do contexto. Por fim, todo este trabalho procura refletir um processo de estágio e uma oportunidade de crescimento num ano abalizado pela pandemia da COVID-19. Esta experiência enquanto docente contribuiu para uma maior capacidade na gestão de processos pedagógicos, sobretudo no controlo de fatores essenciais à tomada de decisão.