Browsing by Issue Date, starting with "2022-08-11"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Neves, Ana Carina Barros; Fernandes, Adérita Cristina PereiraConsiderando-se a importância da reflexão/observação ao longo da prática docente, o presente relatório esclarece um conjunto de competências, conhecimentos e aprendizagens, direcionados para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com esse fim, encontra-se fragmentado em dois momentos (Enquadramento Teórico e Intervenção Pedagógica) fundamentados nas Práticas Pedagógicas vivenciadas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, desenvolvidos na Escola Básica com Pré-Escolar do Areeiro e Lombada. Assim, reconhecendo a análise do atual perfil docente que se ambiciona alcançar para uma educação de qualidade e o papel do professor como gestor do currículo numa escola para todos, privilegiou-se um conjunto de princípios pedagógicos (a aprendizagem significativa, a educação artística, a avaliação formativa, o ensino experimental das ciências e os recursos pedagógicos) que autenticassem a construção de aprendizagens, em que a criança/aluno fossem os principais eixos de todo o processo educativo. Não obstante, destaca-se a transformação da modalidade de ensino, através do Ensino a Distância, numa perspetiva de contemplar a utilização de novas tecnologias em contexto sala de aula. Por sua vez, a postura crítica e, sobretudo, investigativa esteve sempre presente e justifica-se pela utilização da metodologia de Investigação-Ação que possibilitou responder às problemáticas identificadas na prática (aprendizagem e desenvolvimento, promoção e potencialização de aprendizagens significativas através de recursos/materiais didáticos). Para além de uma explicação ou descrição, este relatório compõe-se através de uma partilha de conhecimentos ou de aprendizagens fundamentadas num percurso inicial de formação para a docência, em que a vontade de aprender, conhecer e conquistar novos patamares estiveram sempre presentes, nunca descurando a essência de ser professor e, mais do que isso, ajudar os alunos a escrever a história do futuro.