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- Sistema automático de medição do nível de água em ribeiras do Funchal através de videovigilânciaPublication . Brás, João André Santos; Azevedo, Joaquim Amândio RodriguesA Ilha da Madeira ao longos dos anos tem sido fustigada pela ocorrência de aluviões com consequências por vezes prejudiciais para a população. Devido a esta situação foi possível concluir que era necessário um sistema de monitorização do nível de água nas ribeiras para monitorização de situações de risco de aluviões. Para a monitorização do nível de água em rios, ribeiras ou cursos de água urbanos é considerado cada vez mais procedimentos de processamento de imagem. A maioria dos sistemas utiliza medidores de água, que são réguas que auxiliam a medição do nível de água. No entanto, estes sistemas podem falhar, quando são aplicados a cursos de água urbanos, devido à ondulação da água, detritos existentes na superfície da água, a traços de chuva ou outros efeitos adversos capturados nas imagens que podem provocar resultados erróneos. A importância de considerar todos estes efeitos é que estes geralmente estão associados à variação do nível de água com a ocorrência de precipitação. O sistema desenvolvido neste projeto contém uma câmara infravermelha posicionada num prédio a apontar para a ribeira de Santa Luzia, no concelho do Funchal. Esta câmara, pelas suas características, permite operar durante o dia e durante a noite. A zona de captura da imagem é maior do que sistemas existentes para poder minimizar os efeitos que tendem a obstruir a linha de água. Inicialmente foi desenvolvido um sistema de referência para que fosse possível converter os pixéis numa unidade de medição, neste caso, em centímetros. De seguida procedeu-se a implementação do algoritmo de forma a obter o nível de água. Primeiro aplicaram-se certas técnicas de forma a melhor a qualidade da imagem. Depois efetuou se a compensação do movimento da câmara através da deteção de uma das bordas superiores da ribeira para compensar a rotação da câmara e através da deteção de padrões para compensar a translação da câmara. De seguida foi obtida a região de interesse e analisou-se a mesma em diferentes condições climatéricas por forma a obter a linha de água para cada situação. Neste processo foi efetuada uma média temporal e espacial de imagens para obter um melhor perfil de escala de cinza e de gradiente de cada imagem. Por fim foi obtido o nível de água através do sistema de referência. A exatidão teve uma variação entre 0,7 cm e 1,6 cm durante o dia e entre 2,7 cm e 3,3 cm durante a noite. A exatidão média obtida através das diferentes condições climatéricas foi de 1,1 cm durante o dia e 2,9 cm durante a noite. Uma das soluções para melhorar a exatidão da deteção do nível de água durante a noite é através da implementação de iluminação artificial orientada para a região de interesse. A técnica desenvolvida permite obter uma boa exatidão para diferentes condições climatéricas, combinando informações de várias posições de deteção da linha de água para evitar problemas na zona de deteção. De referir que deste trabalho resultou um artigo publicado em revista.
- Liderança, inclusão e percursos curriculares alternativos: um estudo de caso numa escola básica dos 2.º e 3.º Ciclos da RAMPublication . Ribeiro, João Manuel Rodrigues; Pereira, Maria Gorete Gonçalves RochaEste estudo teve como principal objetivo analisar a organização da escola relativamente à sua capacidade de inclusão dos alunos a frequentar percursos curriculares alternativos. Para tal, recorreu-se a um estudo de caso de uma turma de 8º ano de Escolaridade com proposta de Percurso Curricular Alternativo. Procurou-se assim compreender a aplicação deste projeto e em que medida constitui um desafio à escola e à Administração Educacional. Com o intuito de cumprir o objetivo principal da investigação, procurou-se através das representações de todos os envolvidos no projeto, conhecer e avaliar todo o processo desta proposta alternativa. A presente investigação insere-se numa abordagem metodológica de natureza qualitativa, recorrendo ao método de Estudo de Caso. Desenvolve-se através do interesse do investigador em compreender o fenómeno em estudo no seu contexto real. As conclusões desta investigação apontam para o reconhecimento do PCA como uma medida adequada e positiva para os alunos em risco de abandono escolar, com problemas de comportamento e dupla retenção. O PCA procura corresponder às especificidades de cada aluno, garantindo as aprendizagens essenciais, como também a aquisição de novos comportamentos e atitudes para estes alunos face à sua visão da escola. No entanto, conclui-se também que é necessário existir uma atualização legal, ou seja, é urgente repensar nos requisitos para desenvolver um projeto de PCA, assim como, todo o seu processo, desde o primeiro ciclo até ao secundário, fomentando um maior trabalho cooperativo entre as escolas. Para que isto seja possível, as lideranças têm um papel fundamental para que isto se concretize, não esquecendo o discurso normativo sobre a educação inclusiva, é importante que a autonomia decretada seja utilizada para um desenvolvimento do currículo focado para a aquisição das competências que estão estabelecidas no documento, o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.