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- Influência da espiritualidade e da prática de mindfulness nas consequências do mobbing nos profissionais da educaçãoPublication . Rodrigues, Telma Denisa Mendes; Garcês, Soraia Fernandes; Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo DiasAnalisar a influência da espiritualidade e da prática de mindfulness nas consequências do mobbing nos profissionais da educação é de extrema importância, pois o mobbing é um fenómeno que afeta significativamente os trabalhadores, tanto a nível físico, como psicológico (Pocinho & Garcês, 2018; Portelada et al., 2018; Rueda et al., 2017; Stephan et al., 2018). Ademais, a prática de mindfulness e a espiritualidade possuem influência na mitigação do mobbing na comunidade escolar, na promoção de um meio laboral caraterizado pela colaboração e respeito, assim como no fomento do bem-estar nos professores e nas organizações escolares (Couto & Paschoal, 2020; Fernández & Errazu, 2016; Portelada et al., 2018; Stephan et al., 2018), Neste estudo tem-se como objetivo compreender de que modo a prática de mindfulness e a espiritualidade influenciam as consequências do mobbing em profissionais de educação. A amostra deste estudo é constituída por 315 indivíduos, docentes e não docentes nas escolas de Portugal, com uma idade média global de aproximadamente 49 anos. No que concerne, aos instrumentos utilizados, tem-se a Escala de Avaliação de Mobbing (Pocinho & Garcês, 2018) e a Escala de Avaliação da Espiritualidade (Pinto & Pais-Ribeiro, 2007). Relativamente, aos resultados deste estudo, é possível afirmar que existe uma relação significativa negativa entre o Mobbing e a Espiritualidade no fator otimismo; a Prática de Mindfulness e a Espiritualidade no fator crenças não tem influência na perceção de Mobbing, no entanto, os Benefícios do Mindfulness têm influência na perceção de Mobbing. Implicações práticas são também discutidas.