Browsing by Issue Date, starting with "2023-01-23"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio de mestradoPublication . Passos, Ana Beatriz Ferreira; kotecki, Ana França Freitas kotO presente relatório de estágio foi concebido no âmbito da formação e obtenção de grau mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e pretende apresentar o trabalho realizado no decorrer das unidades curriculares de Prática Pedagógica I, II e III, nos anos letivos entre 2018/2019 e 2019/2020. Estas práticas pedagógicas ocorreram, em contexto de educação pré-escolar, no Infantário O Planeta das Crianças, mais concretamente na sala do Planeta Lilás, e, em contexto do 1.ºCiclo do Ensino Básico, na escola EB1/PE e Creche Eng. Luís Santos Costa, na turma do 2.ºL e posteriormente, com a mesma turma, no ano letivo seguinte, ou seja, na turma do 3.ºL. É importante realçar que todo o trabalho desenvolvido esteve sobre constante reflexão de modo que pudesse adequar a minha intervenção ao grupo de crianças e alunos no qual desenvolvi a minha prática pedagógica. Assim, no presente relatório pretende-se apresentar, descrever e refletir sobre as intervenções realizadas nos diferentes contextos, pois só através desta reflexão se pode criar situações de aprendizagens autênticas e eficazes, adequadas a cada contexto e a cada grupo de crianças. Neste sentido, foram construídos projetos de investigação-ação específicos para tentar ultrapassar uma determinada questão-problema. Neles foram utilizadas várias estratégias de intervenção como de recolha de dados. No que diz respeito ao Pré-Escolar, pareceu-me fundamental trabalhar os valores com o grupo de crianças, surgindo então a questão: Como é que as crianças da Sala do Planeta Lilás podem promover os valores (Amizade, Respeito, Partilha, Tolerância, Amor, Generosidade e Honestidade). Relativamente ao 1.ºCiclo, o aparecimento do vírus SARS-CoV-2 impossibilitou a realização de um projeto de investigação-ação na turma do 2.ºL. No entanto, como pude manter a turma na prática pedagógica seguinte, optei por trabalhar a leitura e a escrita de textos e histórias, sendo orientada pela questão: “Como é que os alunos do 3ºL podem desenvolver as suas competências de leitura e escrita?”.