Browsing by Issue Date, starting with "2023-09-25"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estudos de investigação entre psicologia da educação e psicologia clínica-narrativa. A eficácia da psicoeducação em gestão da ansiedade junto de estudantes universitários através de uma Plataforma Web-interativa ToolboxPublication . Silva, Carla Sofia Teixeira da; Soares, Maria Luísa PereiraA entrada na universidade é uma transição importante na vida do estudante que requer uma adaptação e que poderá influenciar o sucesso ou o fracasso académico. Quando se verificam dificuldades na adaptação, devido às inseguranças/incertezas ou à gestão de emoções desta nova etapa na vida do estudante, poderão desenvolver-se perturbações psicológicas, nomeadamente de ansiedade e stress. O facto de vivermos atualmente numa situação de quase pós-pandemia também poderá contribuir para o desenvolvimento de quadros de ansiedade e/ou para o agravamento dos já existentes. Na tentativa de fazer face a esta problemática da gestão da ansiedade junto do estudante universitário, surge o projeto “Toolbox: Estudante Universitário – Plataforma Web-interativa”, uma plataforma de aprendizagem de gestão de ansiedade. O objetivo principal da presente investigação consiste em perceber se a utilização da plataforma se revelou eficaz na gestão de ansiedade junto de estudantes universitários. A amostra é constituída por 31 estudantes universitários da Universidade da Madeira (UMa) e do Instituto Superior Técnico (IST), com idades compreendidas entre os 19 e os 47 anos. Os participantes foram distribuídos em dois grupos: grupo de intervenção (n=17) e grupo de controlo (n=13). Os resultados mostram que os estudantes sujeitos à intervenção com a plataforma interativa apresentaram melhorias no seu comprometimento face aos seus estudos e nos seus níveis de ansiedade no geral.