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- Relatório de Estágio para a Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Alves, Carolina Maria Madruga; Kot-Kotecki, Ana Maria FrançaO propósito da elaboração deste relatório de estágio foi alcançar a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo principal é destacar, vivenciar e refletir sobre todas as Práticas Pedagógicas, nomeadamente a Prática Pedagógica I, II e III realizadas ao longo deste mestrado nos anos letivos 2021/2022 e 2022/2023. No presente relatório depara-se a análise e reflexão das Práticas Pedagógicas sustentada pela fundamentação teórica. Este encontra-se estruturado em duas partes claramente distintas: o Enquadramento Teórico e Metodológico e o Enquadramento da Prática Pedagógica. As intervenções pedagógicas realizaram-se no contexto da Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (uma intervenção no 2.º ano e a outra no 3.º ano de escolaridade). As práticas educativas consistiram-se em conhecimentos teóricos, que foram aprofundados e relacionados ao contexto prático. O principal foco foi contribuir para o desenvolvimento, tendo em consideração as preferências e necessidades das crianças e alunos, adotei predominantemente a Metodologia de Investigação-Ação, com o objetivo de responder as questões: “Como promover as regras de convivência com as crianças da sala do Arco-Íris?” na Prática Pedagógica I; “Como potenciar aprendizagens nos alunos através das expressões artísticas?” na Prática Pedagógica II. É, de salientar que, na última prática continuei com a mesma turma e não realizei nenhuma questão para investigação-ação. Para findar, as expressões artísticas, o ensino experimental e as outras áreas curriculares têm um papel fundamental na educação, pois contribuem para o desenvolvimento dos alunos. Estas áreas quando são trabalhadas de forma interligadas suscitam nos alunos a curiosidade, a capacidade de se expressar, o espírito crítico entre outros. Assim sendo, os alunos ficam “preparados” para serem participantes ativos na sociedade.