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- A generic chatbot framework using a knowledge basePublication . Vieira, Rodrigo Severim; Fermé, Eduardo; Fernandes, JorgeOs avanços tecnológicos permitiram criar e utilizar chatbots para tarefas mais complexas, levando a várias técnicas de desenvolvimento de chatbots tal como variados tipos de chatbot. Tal como pode ser observado pela utilização de bases de conhecimento e grafos de conhecimento, também houve um avanço em técnicas para armazenar informação. Apesar destes desenvolvimentos este modo de representação pode ser difícil de navegar quando existe imensa informação armazenada. Para lidar com este problema é proposto o projeto KBAI, sendo que procura criar uma aplicção inteligente para gerir conhecimento, esta dissertação faz parte deste projeto, focando-se numa das suas componentes com o proposito de facilitar as ações dos utilizadores. Ao aprender novas ferramentas os utilizadores deparam-se com uma curva de aprendizagem, sendo que esta tambem se encontra presente ao aprender a navegação de novos sites e os seus variados layouts. Esta dissertação procura encontrar uma soluçao genérica a este problema de modo a que possa ser integrada em qualquer ferramenta ou aplicação e facilmente configurada para facilitar a navegação da mesma. A opção escolhida para resolver o problema foi a criação de uma framework genérica de chatbot. Sendo que com um chatbot o utilizador pode, ao longo de um diálogo navegar a base de conhecimentos e encontrar a informação desejada. Por outro lado o chatbot em si pode ser integrado em várias aplicações externas, identificando as intenções do utilizador e pedindo o diálogo apropriado a base de conhecimentos. Nesta dissertação pode ser observado a modelação e construção de um chatbot que utiliza uma base de conhecimentos para ir buscar os seus diálogos. Este chatbot permite aos clientes criarem um diálogo personalizado através do editor visual da base de conhecimentos, sendo que o chatbot depois executa este diálogo. O projeto engloba três casos de estudo: turismo, gestão de projetos e gestão de notícias, sendo que o caso de estudo do turismo será utilizado para demonstração do funcionamento. O processo de desenvolvimento foi executado através de sprints semanais, refinando o protótipo inicial com cada sprint. Como resultado deste processo obtém-se uma chatbot framework versátil que permite aos clientes definir varias opções para o diálogo através do editor visual. Adicionalmente esta framework permite facilmente integrar APIs, como demonstrado no caso de estudo do turismo. Este resultado provem do projeto Knowledge Base Artificial Intelligence (KBAI), que tem como objetivo estabelecer uma plataforma de gestão de conhecimento, com o foco em três casos de estudo.