Browsing by Issue Date, starting with "2023-11-20"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O uso das tecnologias de informação e de comunicação para fins não académicos. Estudo quantitativo sobre autoeficácia e engagement em professores do ensino superiorPublication . Gama, Cátia Vanessa; Portugal, Alda Patrícia MarquesNas últimas décadas as Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) têm vindo a ser consideradas ferramentas essenciais para aprimorar o processo de ensino aprendizagem. No entanto, quando usadas para fins não académicos podem prejudicar o desempenho dos alunos. O presente estudo tem como objetivo caracterizar e descrever a relação entre a perceção que os professores têm sobre o uso das TIC por parte dos alunos para fins não académicos, a perceção de autoeficácia e o engagement na sua atividade profissional. A amostra foi constituída por 86 participantes, professores do ensino superior, com idades compreendidas entre os 26 e os 68 anos. Os instrumentos utilizados no estudo foram o Questionário sociodemográfico e profissional, o Questionário sobre a perceção dos professores em relação ao uso das TIC por parte dos estudantes para fins não académicos em contexto de sala de aula, o Teacher Self-Efficacy Scale e o Utrecht Work Engagement Scale, ambos validados para a população portuguesa. Os resultados do estudo sugerem que existe uma relação positiva entre a autoeficácia dos professores e o seu engagement em contexto laboral. Por conseguinte, verificou-se que o uso das TIC para fins não académicos por parte dos alunos não afeta a sua autoeficácia, mas tem um impacto significativo no seu engagement. Estes resultados são particularmente úteis para os agentes envolvidos na educação, dado que oferecem informações importantes que podem contribuir para desenvolver estratégias mais adequadas para promover um ambiente educacional mais saudável.