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- Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Bacalhau, Helena Cristina Lira; Fonseca, Arnaldo José DinisO presente relatório de estágio tem como objetivo primordial descrever e refletir sobre as três práticas pedagógicas realizadas no decorrer do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Universidade da Madeira. Neste sentido, a primeira foi realizada na valência da Pré-Escolar, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos. As duas intervenções pedagógicas subsequentes foram desenvolvidas na vertente do 1.º Ciclo, com turmas do 1.º e 4.º ano de escolaridade. O presente documento encontra-se dividido em três partes: o Enquadramento Teórico, onde são apresentados temas fulcrais no que diz respeito à prática docente; o Enquadramento Metodológico que aborda a metodologia de Investigação-Ação; e, por fim, as Intervenções Pedagógicas, onde são patenteadas as experiências vivenciadas em dois contextos educativos diferentes. Todas as intervenções pedagógicas foram desenvolvidas em instituições de ensino distintas, o que possibilitou vivenciar realidades díspares, mais concretamente as abordagens pedagógicas dos docentes. Na prática pedagógica realizada na Pré-Escolar, as atividades foram planificadas consoante as temáticas propostas pela educadora cooperante. Também foi desenvolvido um projeto de Investigação-Ação, que incidia na temática dos valores da cooperação e da partilha e, ainda, um projeto realizado com a comunidade educativa. Nas intervenções pedagógicas do 1.º Ciclo, foram implementadas estratégias pedagógicas lúdico-didáticas para abordar os conteúdos curriculares e tiveram sempre em conta as características individuais dos alunos, a dinâmica da turma, os seus interesses e necessidades. Ao longo deste percurso, enquanto educadora e professora estagiária, o objetivo foi possibilitar as crianças e os alunos de se envolverem de forma ativa na construção do seu próprio conhecimento, realizando, deste modo, aprendizagens significativas. Tendo em consideração que o educando é o centro do processo de ensino-aprendizagem e que o docente deve adotar uma postura reflexiva, as práticas pedagógicas foram aprimoradas gradualmente sempre com o intuito de possibilitar os discentes usufruírem de uma educação de qualidade.