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- As estratégias de comunicação da marca Madeira e a evolução do perfil do turistaPublication . Fernandes, Élio Carvalho; Simões, Ana RaquelO Turismo é a principal atividade impulsionadora da economia da Região Autónoma da Madeira (RAM), um pilar das fontes de receitas e criação de emprego da RAM (17%) e responsável por 29% do PIB na região, de acordo com dados estatísticos do governo regional e INE em setembro de 2023. Este setor, tem notoriamente grande importância no mercado de emprego e nas exportações. Neste sentido pretende-se estudar a problemática de investigação “Existe relação entre as estratégias de comunicação da Marca Madeira e a evolução do perfil do turista?” ao nível exploratório, bibliográfico, descritivo e explicativo. Para tal, importa explorar o perfil do turista que visita a Madeira, a forma de comunicação da Marca Madeira e as perceções e conhecimentos dos visitantes sobre o destino turístico e respetivos produtos associados à região. A região seguindo o documento estratégico para o turismo da Madeira, optou por apostar em produtos emergentes, tais como atividades de natureza, gastronomia e vinho, turismo cultural, turismo em áreas rurais e naturais, entre outros. Isto porque objetiva satisfazer as motivações de visita dos turistas, por exemplo: a Paisagem, a Natureza e o Pedestrianismo pelas veredas e levadas. Neste estudo apresenta-se o perfil do turista que visita a Madeira e as alterações que tem sofrido, analisou-se a importância dos vários vetores de comunicação na venda do destino e a sua relação próxima com o mercado e os vários produtos da marca Madeira na perspetiva do consumidor final. Assim, relacionam-se os resultados deste estudo com a presente estratégia para o Turismo da Madeira, desenvolvida pela Secretaria Regional do Turismo e Cultura. O trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nesta área revela-se assertivo e carece de continuidade e reforço, sobretudo atendendo aos efeitos positivos que tem vindo a gerar na nova comunicação do destino. Hodiernamente reconhecida como mais ágil, dinâmica, interativa e atrativa.