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- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Meneses, Maria Amélia Alves; Brazão, José Paulo GomesO relatório, desenvolvido no âmbito de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, abrange as três fases otimizados no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, com um sentimento de satisfação. Este relatório foi também uma maneira de adquirir conhecimento em áreas que senti a necessidade de priorizar enquanto futura profissional. Percebi imediatamente que a consciência fonológica era uma parte meritória a considerar como segundo estágio o 1º ano do 1º Ciclo, subsequente ao primeiro no Pré-Escolar. Ao compreender que no 1º ano se inicia um processo de alfabetização, ambas estão interligadas. Respeitante à Investigação-Ação, foram elaborados dois projetos. O primeiro visou a desenvoltura da criatividade entre os quatro e os seis anos. Quanto à questão-problema; como estimular a criatividade, nos Super Amigos, no domínio da Expressão Plástica, resultou numa melhor comunicação e autonomia e, ainda, num aumento da autoestima ao contemplarem as suas obras. Um outro projeto implementado visou uma aprendizagem lúdica na área curricular da Matemática, presente no nosso quotidiano. Curiosamente, verifiquei um incremento da criatividade, do raciocínio lógico. Do mesmo modo, houve uma majoração em aspetos afetivos e emocionais. A minha prática pedagógica em contexto Pré-Escolar ocorreu na Escola A, com crianças entre os quatro e os seis anos. A primeira prática pedagógica na valência do 1º Ciclo foi numa turma de 1º ano, na Escola B e, a segunda, numa turma de 3º ano, na escola C. Ao longo da minha intervenção, procurei conceptualizar a singularidade de cada professor, adotando uma metodologia que, como veremos ao longo do trabalho, preenchia e pressupunha o melhor aos meus alunos. Os ensinamentos ocorreram por meio de abordagens construtivistas, cooperativas e significativas