Browsing by Issue Date, starting with "2024-12-13"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Motivação e resiliência na educação e formação de adultos (EFA)Publication . Nóbrega, Ricardo Rodrigues; Garcês, Soraia FernandesA motivação e a resiliência desempenham um papel crucial no sucesso da formação e aprendizagem de adultos. Deste modo, este estudo tem por objetivo explorar a relação entre a motivação e a resiliência no processo de aprendizagem e desenvolvimento pessoal e profissional dos adultos. Pretende-se contribuir para a promoção da equidade e inclusão social, ao destacar a importância dos fatores psicológicos e motivacionais e de resiliência na formação de adultos. Para tal, recorreu-se a uma metodologia de investigação quantitativa e transversal e utilizada uma bateria de provas: a) questionário de dados sociodemográficos; b) instrumento de avaliação da Motivação (Nóbrega & Garcês, aceite); e c) Escala de Resiliência para Adultos (ERA), desenvolvida por Odin Hjemdal & Oddgeir Friborg e adaptada para a versão portuguesa por Pereira, Narciso & Canavarro (2011). A amostra deste estudo contou com 62 participantes com idades entre os 24 e os 64 anos. No geral, os resultados apontam para uma forte correlação positiva e significativa entre motivação e resiliência entre os participantes de programas de educação e formação de adultos (EFA). A análise estatística mostrou que participantes mais motivados tendem a ter níveis mais elevados de resiliência, e vice-versa, indicando uma interdependência entre esses fatores no contexto educacional. Conclui-se que a relação entre a motivação e a resiliência acarreta consigo importantes contributos para o planeamento de medidas que possam promover o sucesso educativo junto da população adulta.