Browsing by Issue Date, starting with "2025-01-08"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Análise das competências técnicas e psicológicas dos colaboradores da hotelaria: estudo de caso da Savoy SignaturePublication . Gomes, Maria Margarida Santos; Simões, Ana RaquelA cadeia hoteleira Savoy Signature exige uma grande envolvência e dedicação da parte dos seus colaboradores, de forma a proporcionar um serviço de excelência aos seus clientes, para que esta se possa diferenciar e destacar no mercado hoteleiro. Este estudo tem como objetivo principal analisar as competências técnicas e psicológicas dos colaboradores da hotelaria, tendo como estudo de caso a cadeia hoteleira Savoy Signature. Através da abordagem das competências técnicas e psicológicas e da sua importância para o sucesso da hotelaria, relacionando com a cadeia hoteleira em estudo. Pretende-se abordar a importância do setor hoteleiro na atividade económica a diferentes níveis, com foco na realidade da Ilha da Madeira, visto a cadeia hoteleira em estudo estar aqui localizada. Posteriormente, realiza-se uma breve descrição da Savoy Signature de uma forma geral e de cada uma das suas unidades hoteleiras em particular. Por fim, identifica-se e descreve-se as competências técnicas e psicológicas dos colaboradores da hotelaria e a sua importância para o sucesso da hotelaria. Como metodologia, é utilizada a metodologia mista, através da utilização de dados estatísticos comprovados, da pesquisa e recolha de informação sobre as competências técnicas e psicológicas para fundamentar o estudo, da elaboração de hipóteses através da questão de partida e da construção de um questionário como meio de recolha de dados direcionado para os colaboradores dos departamentos e secções de Receção, Andares, Reservas, Alimentos & Bebidas, Piscinas, SPA e Direção de Hotel, das 7 unidades hoteleiras pertencentes à Savoy Signature, visto serem os departamentos e secções com contacto direto e indireto com os clientes dos hotéis. Os resultados deste estudo demonstram que as competências técnicas e psicológicas dos colaboradores da hotelaria são efetivamente fundamentais e imprescindíveis para o sucesso das empresas hoteleiras, nomeadamente para a Savoy Signature, onde influenciam positivamente a relação colaborador-hóspede e a qualidade do serviço prestado.