Browsing by Issue Date, starting with "2025-01-24"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As práticas pedagógicas efetivadas em uma sala de aula do PROEJA de uma escola em São Luís- MAPublication . Botelho, Maria do Socorro Coêlho; Mendonça, Alice Maria Justa Ferreira; Motta, Diomar das GraçasEsta pesquisa tem como objetivo estudar As Práticas Pedagógicas efetivadas em uma sala de aula do PROEJA em uma escola em São Luís-MA. Trata-se de uma pesquisa Etnográfica que, utiliza-se de técnicas como a observação participante, entrevista semiestruturada, rodas de conversas e conversas informais. Tem como objetivo analisar a prática pedagógica numa sala de aula do PROEJA em Escola de Educação Profissional e Tecnológica localizada em São Luís-MA, de modo a identificar se há inovação pedagógica ou não na instituição educacional pesquisada. Sem pretender intervir na prática pedagógica da escola procura-se contribuir para que seus resultados sejam analisados como possibilidade de cooperar para a consolidação do PROEJA, como modalidade de educação oferecida no estabelecimento escolar, na certeza de que não será a palavra final, mas deverá oferecer significativas contribuições a quem se inte ressar pelo tema. Ao concluir esta tese se identificou que existe inovação na prática pedagó gica na turma em que foi realizada a pesquisa, momento em que os professores/as e os/as e estudantes aprendem, compartilham e inovam os seus conhecimentos e as suas aprendizagens em conjunto. Para isso, buscou-se o aporte teórico baseado nos autores e autoras como: Bour dieu (2008), Fino (2007), Piaget (2007); Mittler (2003) Freire (2002), Vygotsky (1999), Lave e Wenger (1991), Sousa (2002) entre outros/as citados/as nesta investigação, bem como nos referenciais legislativos.