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- A centralidade da avaliação de escolas no processo de melhoria das organizações escolaresPublication . Rocha, Maria Susana Marques Silva; Gouveia, Maria Fernanda Baptista PestanaEste estudo aborda a centralidade da avaliação das escolas nas políticas educativas na Região Autónoma da Madeira, onde se desenvolveu o estudo, destacando o seu impacto nos processos de melhoria nas aprendizagens, bem como na organização escolar. Partindo da problemática de investigação: Qual a relação existente entre a autoavaliação da escola e a melhoria da organização escolar?, desenhamos três questões de investigação e respetivos objetivos que nortearam a pesquisa, com destaque para as ações desenvolvidas: 1) pela organização escolar em função dos objetivos e metas do seu Projeto Educativo, no âmbito da autonomia escolar; 2) pela Equipa de Autoavaliação de Escola, tendo em mente os eixos do Modelo de Aferição da Qualidade do Sistema Educativo Regional; 3) pelos professores e lideranças escolares, no que diz respeito ao processo de melhoria do ensino/aprendizagens e da organização escolar. A investigação destaca o contributo da autoavaliação das escolas, evidenciando-a como ferramenta fundamental e impulsionadora da melhoria contínua das práticas pedagógicas, organizacionais e resultados escolares, sendo que a equipa de autoavaliação garante a continuidade do processo e a eficácia das medidas executadas. Os docentes e as lideranças escolares surgem como agentes fundamentais neste processo, destacando-se a importância da sua ação na operacionalização do Projeto Educativo, documento estratégico, sobre o qual assentam as práticas e o processo de autoavaliação das escolas. Esta tese assenta num paradigma misto de investigação, combinando as abordagens quantitativas e qualitativas. O estudo de caso foi o método de investigação eleito, tendo sido aplicados questionários e realizadas entrevistas a diferentes sujeitos de investigação. Procedemos à interpretação dos dados através da análise estatística descritiva e análise de conteúdo, permitindo construir uma análise interpretativa mais profunda e contextualizada das práticas da organização escolar.