Browsing by Issue Date, starting with "2025-04-10"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Competências socioemocionais e autoconceito como fatores protetores do bullying e o seu impacto no rendimento escolarPublication . Câmara, Daniela Sofia Nascimento; Franco, Maria da Glória Salazar D’ Eça; Beja, Maria João Gouveia PereiraO presente estudo pretende descrever e comparar a auto perceção de bullying (vítimas versus não vítimas) com base nas variáveis competências socioemocionais (CSE), autoconceito e rendimento escolar. Assim sendo, a amostra foi composta por 52 jovens da Região Autónoma da Madeira, com idades entre os 15 e 18 anos. A avaliação das variáveis foi realizada através de um questionário sociodemográfico e de auto perceção de bullying, a Escala de Avaliação de Competências Pessoais e Sociais “Para mim é fácil” (Gaspar & Matos, 2015), e a Escala de Avaliação do Autoconceito “Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale” a versão adaptada para a população portuguesa (Veiga & Leite, 2016). Os resultados revelaram que não existem diferenças estatisticamente significativas entre vítimas e não vítimas de bullying em relação às variáveis CSE, autoconceito e rendimento escolar. Ademais, foi evidenciada uma correlação negativa quase significativa entre autoconceito e auto perceção de bullying, (r= -0,23, p= 0,102), isto é, jovens que percecionam ser vítimas tendem a demonstrar níveis ligeiramente mais baixos de autoconceito. Os dados indicam ademais que o bullying nesta amostra é mais predominante em jovens do sexo feminino e em adolescentes em faixas etárias mais novas, nomeadamente, nos 15 anos.