Artigos em revistas nacionais
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Artigos em revistas nacionais by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Educação"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- As bolas paradas no futebol jovem: a opinião dos treinadoresPublication . Loureiro, Nuno; Teixeira, Eduardo; Costa, João Paulo; Prudente, João; Prudente, João Filipe; Sequeira, PedroAs bolas paradas têm ganho importância no futebol nas últimas décadas devido à sua influência no resultado final dos jogos. No entanto no futebol jovem ainda são poucos os estudos neste âmbito. O objetivo deste estudo foi auscultar a opinião dos treinadores acerca da importância das bolas paradas no futebol jovem, nomeadamente as diferenças relativamente ao futebol profissional, os exercícios utilizados no treino, a importância do lado estratégico e como potenciar o aparecimento de especialistas nestes lances. Foram entrevistados seis treinadores com experiência na primeira liga portuguesa de futebol, tendo sido utilizada a entrevista semi-estruturada como instrumento de recolha de dados. A análise e interpretação do conteúdo das entrevistas permitiu identificar que os treinadores consideram que o treino destes lances no futebol jovem deve ter características diferentes do futebol profissional, que os exercícios de treino no futebol jovem devam ser direcionados para a aprendizagem do jogo e dos seus princípios. Quanto ao lado estratégico indicaram que é mais relevante nos escalões mais avançados e nas competições nacionais. Para a potenciação do talento existe a necessidade de maior volume de treino destes lances específicos e também treino individual.
- O sentido de "reculturalização" e as comunidades de aprendizagem profissional (CAP) na escolaPublication . Fonseca, Arnaldo; Dinis Fonseca, Arnaldo JoséEste artigo consiste numa reflexão teórica que parte da existência, ainda relativamente comum, nas nossas escolas e instituições escolares, de uma cultura escolar com formas que se revelam obstaculizantes a processos de melhoria que envolvam os professores em discussões significativas e atitudes colaborativas ligadas às suas próprias práticas. Neste sentido, abordamos a necessidade de desenvolvimento de um processo de "reculturalização" em que os atores educativos participem ativamente, de forma colaborativa, na reconstrução dos ambientes educacionais e na reformulação das respetivas práticas pedagógicas, visando a melhoria da efetividade da aprendizagem dos alunos e da sua própria profissional idade docente. Defendemos as comunidades de Aprendizagem Profissional (CAP) como instrumentos essenciais neste processo, na circunstância de se constituírem como ambientes conceituais compostos por diferentes profissionais e agentes educativos orientados para práticas de partilha de ideias e reflexões sobre métodos e estratégias de ensino e aprendizagem, desenvolvendo-se perspetivas e orientações de ação compartilhadas pelos diversos membros, sobre os desafios enfrentados. Nesta análise, destaca-se ainda, o papel fundamental da figura do líder do estabelecimento para a facilitação e apropriação pelos agentes educativos da instituição de um sentido de partilha, colaboração e envolvimento nos objetivos das CAP, ao mesmo tempo que alertamos para possíveis constrangimentos na sua efetivação.
