Universidade da Madeira
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Browsing Universidade da Madeira by contributor "Adérita"
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- A formação inicial de habilitação conjunta: modos de ser e estar na profissão docentePublication . Fernandes, Adérita; Pereira Fernandes, Adérita Cristina; AdéritaO presente texto pretende dar a conhecer a investigação no âmbito da tese de doutoramento, intitulada Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: um caminho, duas identidades, enquadrada na temática da formação de professores. Assente na certeza de que o contexto da formação inicial de professores é percecionado como um válido e complexo território de pesquisa e conhecimento, bem como agrega uma dimensão portadora de uma enorme responsabilidade social no desenvolvimento da sociedade, importa refletir acerca dos seus modos de organização e operacionalização e, acima de tudo, no seu impacto na construção e desenvolvimento da identidade profissional docente. Este estudo, situado no contexto específico do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, procurou compreender como é que este curso de habilitação profissional conjunta forma futuros docentes para o exercício profissional no âmbito de duas profissões diferentes: Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e perceber a sua influência na construção da identidade profissional docente. As opções metodológicas sustentaram-se nos objetivos da investigação, congruentes com a não linearidade caraterística dos estudos qualitativos e, consequentemente, do estudo de caso. O caso definido é o Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade da Madeira e contou com participantes que cumpriam cumulativamente dois requisitos fundamentais, nomeadamente, ser ex-estudante do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico na Universidade da Madeira e já terem exercido atividades docentes quer na Educação de Infância, quer no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na apresentação, análise e interpretação dos dados, procurou-se, a partir dos dados recolhidos, compreender a relação entre a formação inicial de professores e a prática profissional, isto é, como é que as participantes vivenciaram a socialização da profissão, realçando a transição entre profissões, assim como a construção e desenvolvimento da sua identidade profissional.