Universidade da Madeira
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Browsing Universidade da Madeira by Sustainable Development Goals (SDG) "09:Indústria, Inovação e Infraestruturas"
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- Um estudo sobre derrotas na automatização de um sistema de navegação marítimaPublication . Reis, Inês Sousa dos; Freitas, Paulo Sérgio AbreuA falta de marítimos, a necessidade de aumentar a segurança da navegação e a evolução tecnológica têm contribuído para um aumento do estudo de navios autónomos e não tripulados. O crescente número de estudos realizados, um pouco por todo o mundo, vem reforçar o desenvolvimento nesta matéria não apenas do ponto de vista da navegação, mas também na gestão portuária e na legislação. Estamos perante uma revolução no transporte marítimo. O foco deste trabalho foi a navegação costeira numa abordagem extremamente simplificada da realidade. Selecionou-se dois algoritmos amplamente usados e estudados na bibliografia, o algoritmo Dijkstra e o do Polígono Convexo, pelas suas características e simplicidade. No entanto, e apesar de vários estudos realizados com eles separadamente, não se encontrou nenhum estudo que punha estes algoritmos a trabalhar em simultâneo complementando-se mutuamente. Concluiu-se que os algoritmos propostos minimizam a distância e os pontos de mudança de rumo e que, pela sua versatilidade, podem ser usados em simultâneo, em função de outras variáveis que não apenas a distância.
- Robôs de serviço: expetativas e perceção de uso por parte de profissionais de hotelariaPublication . Mendes, Liliana Teresa Fernandes; Cardoso, Paula; Chagas, LauraO surgimento do conceito da Indústria 4.0, juntamente com os rápidos avanços nas tecnologias de automação, robótica e inteligência artificial, levou muitos setores empresariais, incluindo o setor hoteleiro, a transformarem-se e a adaptarem-se a novas formas de prestação de serviços, em busca de fontes inovadoras de vantagem competitiva. Esta nova abordagem está fortemente associada ao uso de robôs de serviço no local de trabalho, que podem ser considerados uma ferramenta poderosa para automatizar serviços, aumentar a produtividade e reduzir os custos laborais. Por outro lado, a introdução desses robôs pode gerar efeitos adversos significativos nos funcionários, causando instabilidade no trabalho e nas relações com colegas, além de possíveis situações de stress e/ou ansiedade, devido ao receio de perderem os seus postos de trabalho ou de serem substituídos. O objetivo deste estudo é analisar a perceção dos funcionários do setor hoteleiro madeirense perante à expetativa de introdução de robôs de serviço nas unidades hoteleiras. Para atingir este objetivo, foi realizado um estudo quantitativo, utilizando como instrumento para a recolha de dados um inquérito por questionário, aplicado no mês de junho de 2024 aos funcionários dos hotéis com categorias de 4 e 5 estrelas, localizados na cidade do Funchal, na Região Autónoma da Madeira. Os resultados indicam que os fatores humanos, organizacionais e tecnológicos afetam significativamente as perceções tanto dos funcionários com experiência prévia quanto dos que não têm experiência com robôs de serviço no local de trabalho. Os funcionários que já tiveram alguma experiência apresentam uma visão mais positiva ou realista sobre os benefícios e desafios dessa tecnologia, enquanto aqueles sem experiência podem demonstrar maior resistência ou incerteza. A confiança dos funcionários nas suas competências tecnológicas e na capacidade dos robôs para melhorar a eficiência e personalização dos serviços é um indicativo positivo de que, com as abordagens corretas, os robôs podem ser aceites como aliados valiosos no local de trabalho.