Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Dissertações de Mestrado by Subject "1.º Ciclo do Ensino Básico"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Oliveira, Vítor Gonçalo Santos; Fonseca, Arnaldo José DinisO presente relatório de estágio reúne uma compilação de experiências pedagógicas acumuladas durante o percurso de formação docente em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste documento, busca-se apresentar, de forma crítica e reflexiva, o trabalho desenvolvido ao longo das práticas pedagógicas realizadas com um grupo de crianças numa instituição de Pré Escolar, com uma turma de primeiro e outra de quarto ano de uma escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estruturado em três partes distintas, este relatório começa por apresentar o Enquadramento Teórico, onde é explanado o enquadramento normativo que regula a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como a importância da literatura infantil no desenvolvimento das crianças e o papel crucial da Expressão Dramática e dos fantoches na facilitação da aprendizagem. Ao utilizar de forma consistente a literatura infantil e a Expressão Dramática como elementos centrais, não se procurou apenas enriquecer o ambiente educativo, mas também facilitar o desenvolvimento de competências sociais, emocionais e cognitivas, estimular a criatividade e promover uma compreensão mais abrangente do mundo por parte das crianças/alunos. A segunda parte deste relatório aborda o Enquadramento Metodológico, onde se discutem os fundamentos teóricos da Investigação-Ação, assim como as suas fases e técnicas de recolha de dados. Por último, a terceira parte do documento centra-se na Intervenção Pedagógica, que é analisada em função da natureza das práticas pedagógicas realizadas, uma em contexto de Educação Pré-Escolar e outra no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assim, procede-se a uma análise crítica das estratégias aplicadas nas experiências realizadas durante a Prática Pedagógica, reconhecendo a sua relevância neste percurso de formação inicial para a docência.