Universidade da Madeira
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Browsing Universidade da Madeira by Subject "(Re)construction of identity"
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- Educação escolar Quilombola na Comunidade de Santiago do Iguape/Ba: um olhar reflexivo sobre a interculturalidade e (re)construção de identidade de educandos em perspectiva inovadoraPublication . Amorim, Rosania Maria Sacramento de; Sousa, Jesus Maria; Pêpe, Alda MunizA proposta desta pesquisa surgiu por entendermos que a educação escolar quilombola traz em si a intenção de questionar e quebrar a uniformidade do currículo escolar e de seus conteúdos que desconsideram a realidade e a história das comunidades em que a escola e os escolares quilombolas estão inseridos. Entendemos que a escola tem a sua contribuição a dar ao processo de (re)construção de identidade de escolares quilombolas, sendo este um tema muito atual, pouco explorado, que resulta, principalmente, do pouco conhecimento sobre o que deve ser “educação escolar quilombola” e como estruturar e conduzir bem o processo de educar crianças e jovens quilombolas. Assim, o presente estudo teve como propósito compreender e analisar um determinado processo pedagógico, cuja pretensão era implantar as Diretrizes para a educação escolar quilombola e propiciar a (re)construção da identidade dos escolares. Partimos dos seguintes questionamentos: O processo pedagógico na educação escolar quilombola desenvolvida na Comunidade de Santiago do Iguape (BA/Brasil) está propiciando aos escolares uma aprendizagem significativa, por aproximação intercultural entre o saber popular e o saber escolar, tendo em vista a (re)construção das suas identidades como quilombolas? Podemos considerar as práticas que aí ocorrem como uma inovação pedagógica? De acordo com os resultados da pesquisa etnográfica, que utilizamos como procedimento metodológico, concluímos que tanto a estratégia quanto as dinâmicas das classes e os resultados do processo de ensino e aprendizagem nos permitem considerar como inovadora a prática pedagógica observada, pois os escolares alcançaram aprendizagem considerada significativa, tendo vivenciado um processo de construção gradativa de aprendizagem, tendo por base a sua própria realidade que ao mesmo tempo em que lhes serviu de fonte de informações, também lhes permitiu saber sobre características e significados daquele espaço quilombola, sua história e sua essência intercultural, evidenciando e reforçando seus vínculos e sua razão de pertencimento.