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  • Irene Lucília Andrade: resgate(s) do passado para um questionamento do presente
    Publication . Coelho, Leonor Martins
    Cremos encontrar na obra de Irene Lucília Andrade, num resgate constante de um tempo findo, a exaltação das relações afetivas que a era da globalização tende a apagar. Com efeito, a escrita desta autora nascida na ilha da Madeira tece uma crítica ao presente da cultura da ostentação, apelando, a voz do texto, à cultura pretérita do afeto. Por razões de ordem prática, percorrer-se-á de uma forma necessariamente sumária dois textos da referida escritora: um livro de poemas e uma compilação de narrativas breves. Por um lado, Água de Mel e Manacá (2002), por outro, A Penteada ou o Fim do Caminho (2004), uma vez que ambos os livros apelam à preservação de vivências de outrora, alicerçadas no reconhecimento de laços fraternos, por oposição a uma cultura da indiferença e do provento fácil que parece vir, paulatinamente, a caraterizar a sociedade atual. Nessa cultura da memória que tem vindo a marcar quer a poesia, quer a narrativa, a sua produção surge como um testemunho de uma consciência crítica, nascida de um sentimento de perda da cultura da fraternidade e da humildade. A memória do tempo pretérito não somente recupera a existência do passado como permite pensar o presente, perspetivando, ainda, o futuro desejado. Assim, o poder construtivo da recordação abre um espaço de questionamento e revelam novas convergências numa completude que se alicerce nos valores da consolidação da amizade, no reatar de laços sociais, para poder voltar, novamente, a recuperar o que foi desaparecendo ao sabor da megalomania do homem moderno.
  • Os 3 farros. Descida aos infermos. Currespondências de Alberto Pimenta e de António Aragão: textualidades criativas sobre um país e um mundo à deriva
    Publication . Coelho, Leonor Martins
    Pretendemos traçar as linhas gerais que atravessam os 3 farros. descida aos infermos. currespondências. Trata-se de um artefacto com acento posto numa textualidade que sublinha a inquietação criativa, a agitação estética e a consciência crítica de Alberto pimenta (a) e de António Aragão (A). nas missivas trocadas entre os dois autores, o efeito do enigma e de estranhamento, a irrisão paródica e uma obser vação desencantada dos padrões culturais, políticos e morais da época observada, acentuará o carácter irreverente e a maliciosa ironia das quarenta cartas que compõem o livro.2
  • A experiência ficcional de Gérard Aké Loba: utopia e construção da identidade pós-colonial
    Publication . Coelho, Leonor Martins; Martins, Maria de Lourdes Câncio
    A experiência ficcional de Gérard Aké Loba — Kocoumbo, l’étudiant noir(1960), Les fils de Kouretcha (1970), Les dépossédés (1973) e Le sas des parvenus(1990), ancorada na dinâmica de culturas, no respeito e na honorabilidade do Eu e do Outro, centra-se na problemática da utopia e da construção da identidade pós-colonial. Considerando que a Literatura, enquanto sistema semiótico de produção e recepção de textos, se encontra vinculada a uma visão do mundo, iremos ver como nela se manifestam as relações entre o Ocidente (Europeu) e as regiões da África francófona (Costa do Marfim) no percurso das metamorfoses que conduzem ao Pós-Colonialismo. Procuraremos, de igual modo, problematizar a utopia, e também a distopia, comungando da proposta de Éric Aunoble2, para quem estas questões deverão ser compreendidas na sua relação com o tempo e com a historicidade presente por tentarem responder “aux attentes de leurs temps”.