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Mesquita, Lafaete Almeida de Oliveira

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  • Educação profissional. Um estudo etnográfico sobre o processo de aprendizagem no projeto jovem aprendiz do IDESQ
    Publication . Mesquita, Lafaete Almeida de Oliveira; Gouveia, Maria Fernanda Baptista Pestana; Andrade, Francisca Rejane Bezerra
    Este estudo, investiga se existe inovação pedagógica na formação de jovens aprendizes nos cursos de aprendizagem profissional desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Qualificação Profissional (IDESQ), analisando as concepções e os princípios que norteiam o projeto político-pedagógico do IDESQ e as práticas pedagógicas vivenciadas pelos alunos em cursos de aprendizagem profissional. A segmentação teórica alicerçou-se em estudos de autores que abordam essa temática, como Fino (2011, 2008, 2004), Freire (2002, 2000, 1997), Papert (2008, 2001, 1996, 1988, 1980), Piaget (1990, 1989, 1983, 1978, 1975, 1969), Sousa (2000), Souza Júnior (2015), entre outros. Metodologicamente, optou-se pela pesquisa de base qualitativa por meio de uma abordagem etnográfica. A experiência etnográfica proporcionou a aproximação com a instituição pesquisada e seus alunos, assegurando que, sistematicamente, o pesquisador acessasse o cotidiano, as vivências, frustrações e aprendizados dos sujeitos envolvidos no universo da investigação. Participaram da pesquisa 24 alunos e dois professores de duas turmas de aprendizagem profissional ofertadas pelo IDESQ, que aceitaram ser partes da demanda. A instituição investigada constitui uma organização não governamental que atua na oferta de educação profissional de jovens na periferia da Cidade de Fortaleza-Ceará-Brasil. Os instrumentos de coleta de dados foram os documentos oficiais da instituição, o projeto político-pedagógico, os manuais de alunos, a entrevista semiestruturada e a observação participante, além de registros da experiência em fotos e diário de bordo, como meios de subsidiar as análises. Os resultados foram identificados no protagonismo dos alunos na formulação do conhecimento e numa instituição com abertura para metodologias ativas de aprendizagem, onde o estudante se constitui como centralidade em suas práticas pedagógicas, tendo no professor um facilitador na realização do conhecimento em um contexto institucional que favorece a aprendizagem contextualizada e o compartilhamento de saberes. Nestas circunstâncias, constata-se, portanto, haver inovação pedagógica na formação de jovens aprendizes nos cursos de qualificação profissional ofertados pelo IDESQ.