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  • Avaliar a criatividade: contributos para a validade de alguns subtestes do TPCT
    Publication . Antunes, Ana; Almeida, Leandro
    Os Testes de Pensamento Criativo de Torrance (TPCT) são o instrumento de avaliação da criatividade mais conhecido e estudado em todo o mundo. Neste estudo pretendemos analisar a validade de constructo de quatro subtestes do TPCT: as actividades verbais 4 e 5 e as actividades figurativas 2 e 3, considerando os resultados nos parâmetros criativos de fluência, flexibilidade, originalidade e elaboração. A amostra é constituída por 385 alunos a frequentarem o 5º e o 6º ano de escolaridade numa escola pública do distrito de Braga. Aplicou-se, para efeitos de contraste, uma bateria de quatro provas de raciocínio ou pensamento convergente (BPR-5/6). Os resultados das análises factoriais exploratórias revelam uma saturação de factores por subteste, aparecendo apenas o critério de elaboração diferenciado. Quando se cruzam os resultados nos subtestes de criatividade e de raciocínio, a análise factorial identifica três factores, respectivamente, para as componentes verbal e figurativa da criatividade, e para os testes de raciocínio.
  • Práticas educativas na sobredotação: diferenciação curricular e estratégias complementares
    Publication . Antunes, Ana P.; Almeida, Leandro S.
    A escola inclusiva, atenta à diversidade e à igualdade de oportunidades, deverá contemplar explicitamente a educação dos alunos mais capazes, talentosos ou sobredotados. Neste trabalho, tomamos como ponto de partida da intervenção com os alunos sobredotados a necessidade de adaptação e de diferenciação curricular para responder às suas necessidades individuais. Nessa lógica, destacamos a importância da complementaridade e da articulação das diversas formas de intervenção (aceleração, agrupamento e enriquecimento), caracterizando cada uma delas e apresentando alguns estudos face à sua eficácia. Fazemos ainda uma breve referência à situação em Portugal, destacando que importa sensibilizar e formar os agentes educativos face à problemática da sobredotação.