Loading...
1 results
Search Results
Now showing 1 - 1 of 1
- Currículo de Ciências – para uma (educ)ação transformadora em comunidadePublication . Carreira, Sílvia Mateus; Kot-Kotecki, Ana FrançaA tríade conhecimento, poder e liberdade continua a fazer sentido, especial mente num contexto pandémico onde a compreensão dos factos científicos se re vela fulcral. Freire recorda-nos que é importante “ensinar o aluno a ler o mundo” para que possa atuar transformando o meio que o envolve. Neste sentido, o ensino das ciências, partindo do currículo projetado, deve potenciar a criação de práticas pedagógicas inovadoras onde o aluno se coloque no centro do processo de aprendi zagem. Por esta razão é importante a implementação do Ensino Experimental das Ciências, desde muito cedo, nomeadamente, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, para que os alunos sejam incentivados a explicar o meio envolvente através de factos científicos. É nosso propósito pensar as questões emergentes na Unidade Curricular Ensino Experimental das Ciências enquanto parte integrante do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, a partir das contribuições de Paulo Freire, com impacto na Prática Pedagógica.