Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Martins de Almeida, António Manuel

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • As levadas da Madeira no contexto da afirmação do turismo activo e desportivo
    Publication . Almeida, António; Soares, Jorge; Alves, António
    Este artigo centra-se na análise do potencial turístico das levadas no contexto do desenvolvimento de nichos de mercado complementares da atividade turística carac terística da Região Autónoma da Madeira (RAM). Embora a RAM continue a oferecer índices de satisfação elevados, dados estatísticos recentes evidenciam as crescentes difi culdades de sustentação de taxas de crescimento da pro cura. Os resultados apresentados resultam da análise de um questionário distribuído a uma amostra de 150 turistas que frequentaram uma levada. Embora se constate uma aprecia ção geral positiva do destino, os dados sugerem um con junto de pontos fracos, nomeadamente no que concerne ao predomínio do turista-padrão que adota uma atitude mais passiva do destino. A região deve reforçar os pontos fortes das levadas através da valorização dos aspetos culturais e naturais do produto levadas, na expectativa de uma corres pondência do lado da procura com as inovações introduzi das. As conclusões deste estudo apontam sobretudo para a necessidade de ser a oferta a introduzir e testar novos pro dutos e funcionalidades que possam atrair a atenção dos tu ristas, dada a preferência corrente pelo produto standard
  • Turismo activo e levadas: quais os activos na fronteira entre o turismo e o desporto?
    Publication . Alves, António; Soares, Jorge; Almeida, António
    As pessoas viajam cada vez mais à procura de novas experiências, novas vivências associadas a diversas práticas activas. Conciliar a actividade física com a escolha do destino da viagem é uma prática cada vez mais comum entre os turistas, com a consequência que o desporto tem a necessidade de recorrer aos serviços e aos conhecimentos do turismo, e vice-versa, surgindo em consequência o turismo desportivo. O uso do desporto como uma mais-valia para o turismo tem vindo a aumentar desde a década de oitenta em linha com o surgimento de uma nova filosofia de gestão do conceito que combina “aventura”, ecoturismo e os aspectos culturais do destino turístico – O Turismo Activo – uma forma de organização que põe a tónica na actividade do próprio turista. O presente estudo decorre de um trabalho de campo realizado na Região Autónoma da Madeira relativo à percepção do turista activo (no geral) que procura em usufruir das levadas, ponto forte nos factores de atracção na região. Os objectivos do trabalho incidiam sobre um conjunto de itens tais como caracterizar o perfil do turista activo e do turista que procura as Levadas, perceber que motivações afectam a escolha do destino Madeira e perceber se o turista, quando opta pelo destino Madeira considera a prática de actividade física como um factor decisivo. Pretende-se também determinar de forma aproximada o impacto económico dos turistas das levadas no desenvolvimento da economia e do turismo da Madeira. Nesse sentido aplicamos um questionário estruturado a um conjunto representativo de turistas que pratica as levadas. Baseado em análise multivariada identificamos o perfil representativo do turista activo e apaixonado pelas levadas. Concluímos também do impacto de variáveis sócio-demográficas nos índices de satisfação dos turistas. O contributo desta comunicação no âmbito do turismo activo deriva do facto de se tratar de um trabalho pioneiro nesta área especifica e permitir estabelecer um roteiro de análise da problemática.