Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • A dinâmica de grupo vs individualidade
    Publication . França, Cíntia; Freitas, Derek; Carvalho, Luísa; Correia, Ana L.
    A importância das dinâmicas grupais emerge de uma sociedade que necessita de articular diferentes unidades para um desenvolvimento funcional e sustentável, nas suas mais diversas vertentes. A complexidade, presente no processo de interação social, resulta das diferenças existentes entre os indivíduos, assim como dos comportamentos e ideias dos grupos. Neste sentido, torna-se estruturante o estudo e a compreensão desta suposta dicotomia, que parece estar na base do desenvolvimento diferencial da sociedade humana. Na conceptualização de dinâmica de grupo, o conceito de interdependência é fundamental, pois articula as diferentes individualidades, encarando a relação grupal e o indivíduo para além de uma dicotomia concebida. A relação interdependente surge como ponto fulcral quer no relacionamento entre indivíduos do mesmo grupo, quer entre o grupo e o indivíduo, na medida em que num grupo é fundamental que cada indivíduo conheça as suas potencialidades e que as disponibilize para o grupo, assim como o grupo seja um espaço para o indivíduo desenvolver as suas capacidades (Alves & Seminotti, 2006). A análise entre as dinâmicas de grupo e o indivíduo levantam algumas questões, nomeadamente na formação do Homem, em que, a educação escolar contemporânea e não só, apresentam implicações na preparação do aluno para a vida em sociedade, não descurando nunca a sua individualidade. Neste sentido, a disciplina de educação física, bem como a prática regular de atividades desportivas, pelas suas caraterísticas, surgem como um contexto potencial e promotor deste tipo de dinâmicas e interações.
  • Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz
    Publication . França, Cíntia Raquel Nunes; Lopes, Helder Manuel Arsénio; Correia, Ana Luísa
    A elaboração deste relatório tem como principal objetivo a exposição das vivências, por nós experienciadas no âmbito do estágio pedagógico na vertente de ensino da Educação Física, realizado na escola secundária Jaime Moniz, no ano letivo 20142015. Relataremos todas as atividades realizadas no âmbito do estágio pedagógico, bem como os problemas encontrados e as estratégias por nós adotadas para a sua resolução. À medida que procedemos à descrição dos diferentes capítulos realizaremos as posteriores reflexões, repensando metodologias, propondo novas soluções e expondo as ilações retiradas a partir da observação do contexto. Em suma, apesar do caráter formal deste documento, pretendemos através do mesmo, retratar a singularidade do nosso percurso enquanto estagiária. Deste modo, este trabalho compila os conhecimentos adquiridos ao longo da formação académica, os conceitos e noções bibliográficos numa perspetiva pessoal devidamente fundamentada.