Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • O desporto como factor de desenvolvimento regional, o caso concreto da RAM: as estruturas organizacionais
    Publication . Lopes, Helder; Fernando, Catarina; Vicente, António; Prudente, João
    A rendibilização das estruturas organizacionais do desporto pode ser conseguida ou melhorando os processos e estratégias existentes ou reformulando o quadro global em que consideramos estas estruturas. Esta intervenção é sobre esta segunda possibilidade. O custo da manutenção das infra-estruturas para as actividades desportivas tornou-se insustentável para as entidades estatais que os assumem. Houve um tempo em que foi necessário que estas entidades chamassem a si a responsabilidade de criar as condições mínimas para a implementação destas actividades. Havia também a possibilidade de encontrar financiamentos para a construção de instalações. As condições alteraram-se radicalmente e é preciso encontrar novas soluções até para não perdermos as vantagens alcançadas. Da análise das condições existentes julgamos que a solução mais eficiente, considerando taxas de ocupação, as motivações dos desportistas, os custos reais das actividades, os objectivos visados e outros factores intervenientes, está em fazer com que grande parte dos custos possam ser suportados por populações visitantes (turistas), anulando ou reduzindo muito o custo para as populações locais, os reais proprietários das condições contextuais, mesmo que de uma forma delegada nos seus representantes a nível estatal. Com exemplos dos trabalhos realizados mostraremos como é possível operacionalizar uma mudança de fundo.
  • Uma mudança coerente no ensino superior: a ferramenta processo pedagógico
    Publication . Lopes, Helder; Prudente, João; Vicente, António; Fernando, Catarina
    Afirmar-se a permanência da mudança passou a ser banalidade. Mas é real. O pior é que, frequentemente, não passa de um pretexto para deixar tudo na mesma. Hoje, não há resposta para muitos dos problemas que se colocam mas, paradoxalmente, não se rentabiliza o conhecimento e os meios disponíveis. É necessário que o ensino superior esteja na vanguarda de uma mudança coerente sendo, por isso, essencial “jogar” de forma articulada “em vários tabuleiros” em simultâneo. Neste trabalho analisamos algumas das disfuncionalidades do actual sistema e equacionamos possibilidades de operacionalização da mudança ao nível do acesso ao ensino superior, das estruturas organizacionais, da investigação, da avaliação e debruçamo-nos, mais em pormenor, sobre a estrutura das aulas, pois é necessário deixar de ter uma formação centrada, fundamentalmente, no ensino, para passar a ter uma maior preocupação com a aprendizagem. No fundo, passar da reprodução para a produção. Não basta, por isso, fazer acertos pontuais, introduzir novos conteúdos e matérias, utilizar umas tecnologias, fazer uns regulamentos e normas. É necessário a mudança do quadro de referência. Defendemos, assim, uma mudança de lógica, ou seja, uma mudança de paradigma, no sentido que lhe dá Thomas Kuhn.